Vasco Afonso: “Sem a Cloud, muitos negócios inovadores provavelmente não existiam”

Durante o evento de apresentação das categorias de Tecnologia do Prémio Nacional de Inovação, o Executive Director da Claranet Portugal falou da importância da Cloud para as organizações apostarem em novos produtos, serviços e até modelos de negócio.

Vasco Afonso - Prémio Nacional de Inovação

Vasco Afonso
Executive Director - Claranet Portugal

O que têm em comum empresas como a Netflix, eBay, a Zoom ou o Instagram? Embora muito diferentes no conceito e no modelo de negócio, todas elas tiveram – e continuam a ter cada vez mais - as tecnologias de Cloud como base tecnológica para o carácter inovador que ditou o seu sucesso.

Para Vasco Afonso, estes são apenas quatro exemplos entre milhares de empresas que criaram modelos de negócio inovadores com base na Cloud. O representante da Claranet falava durante a Talk “O Impacto do progresso tecnológico no crescimento das organizações (e do País)”, realizada a 1 de março na NOVA School of Business and Economics, no âmbito do Prémio Nacional de Inovação (PNI), na qual descreveu as principais vantagens práticas da Cloud para o processo de inovação:

A Cloud veio revolucionar a forma como as empresas hoje fazem negócios. Porquê? Porque estamos à distância de dois cliques de podermos testar novos conceitos, fazer várias interações e, de forma mais ágil, chegar a um produto ou serviço e lançá-lo rapidamente para um mercado em constante mudança. E porque permitiu acelerar o trabalho remoto – hoje podemos ter equipas híbridas a trabalhar em qualquer parte do mundo no mesmo projeto, com ganhos de eficiência e produtividade.

Vasco Afonso falou ainda de outros benefícios que as tecnologias de Cloud podem trazer para a inovação, em concreto ao nível da capacidade de armazenamento e análise de dados, da escalabilidade dos recursos, que podem ser adaptados às necessidades do mercado, bem como dos custos de investimento em infraestruturas mais baixos.


Conseguimos canalizar os nossos recursos, que são valiosos, para o desenvolvimento de novas soluções e conceitos inovadores.

- defendeu o Executive Director da Claranet.

Vídeo Completo: 1ª Talk Prémio Nacional de Inovação> “O Impacto do progresso tecnológico no crescimento das organizações (e do País)”

Além do representante da Claranet, o evento contou ainda com a participação de Afonso Eça, Diretor Executivo do Centro de Excelência de Inovação e Novos Negócios (CEINN) do BPI, do Group CIO & Digital Officer da Galp, Nuno Pedras, do CIO da HP Portugal, Carlos Leite, do Contra-Almirante António Gameiro Marques, diretor-geral do Gabinete Nacional de Segurança, bem como do Vice-presidente de Product Innovation da Unbabel, Paulo Dimas.

O Prémio Nacional de Inovação é uma iniciativa conjunta da Claranet, do Jornal de Negócios e do BPI, em parceria com a Nova SBE, na qualidade de Knowledge Partner, e com a COTEC como parceiro institucional, que tem como principal objetivo identificar e reconhecer projetos que contribuam para a inovação e para a transformação digital das organizações em Portugal.

Prémio Nacional de Inovação