Vasco Afonso reforça importância das metodologias ágeis nos projetos de transformação digital

Claranet Portugal - Vasco Afonso, Head of Cloud

Durante a recente edição do DevOps Forum Portugal 2021, organizado pela Microsoft, o Head of Cloud da Claranet Portugal falou da importância das abordagens DevOps na aceleração dos projetos de tecnologia.

As organizações devem adotar uma cultura e uma atitude de mudança para aproveitar o potencial da metodologia DevOps na aceleração e rentabilização dos projetos de desenvolvimento de TI.

Durante a recente edição do DevOps Forum Portugal 2021 – um evento organizado pela Microsoft Portugal, que reuniu alguns dos principais especialistas nacionais nesta área -, Vasco Afonso falou da necessidade de uniformizar as prioridades das equipas de desenvolvimento e de operações envolvidas nestes projetos, de modo a tornar os processos mais ágeis, rápidos e seguros.

Além de defender DevOps como um processo contínuo e de valorizar a formação nesta área, Vasco Afonso destacou ainda a importância de introduzir uma componente de cibersegurança nesta metodologia, através da abordagem DevSecOps.

DevSecOps resulta da constatação de que os riscos de cibersegurança são uma realidade. E isto faz com que a inclusão de serviços de cibersegurança na metodologia DevOps não seja um nice to have, mas sim uma necessidade.

Vasco Afonso deu ainda como exemplo os processos de DevSecOps usados pela Claranet nos projetos de vários clientes, referindo que são realizadas duas etapas de avaliação de segurança nas aplicações desenvolvidas, de modo a assegurar que o software tem não só qualidade do ponto de vista funcional, mas está preparado para mitigar potenciais riscos de segurança.

Conheça também a abordagem de DevSecOps preconizada pelo Head of Cloud da Claranet Portugal para o setor financeiro.

Cloud