Vasco Afonso: “o futuro pertence às empresas com Operações Inteligentes”

Claranet - Vasco Afonso - Executive Director

Vasco Afonso
Executive Director - Claranet Portugal

Em entrevista à edição especial da Executive Digest - IT Leaders Yearbook -, o Executive Director da Claranet destacou cinco áreas que poderão ajudar as empresas a preparar o futuro usando ferramentas de Inteligência Artificial.

As organizações que integrarem a agilidade no seu ADN e apostarem na Inteligência Artificial (IA) como forma de impulsionar a criatividade humana serão aquelas com maior probabilidade de alcançar “resultados de negócio excecionais”.

A partir desta ideia, Vasco Afonso defendeu a aposta nas Operações Inteligentes por parte das empresas como forma de se prepararem para o futuro, apontando as cinco áreas principais em que deverão atuar:

Recrutamento

Nova estratégia de talento

Rever os seus modelos ágeis de recrutamento e apostar numa “mistura de talentos” - incluindo designers, técnicos digitais, especialistas em processos empresariais e especialistas da indústria.”

Em paralelo, as empresas deverão proporcionar o acesso a competências escassas, mas essenciais, com estratégias de formação agressivas.

Data

Apostar nos dados

Recolher, armazenar, processar, implementar e rentabilizar dados do processo empresarial para apoiar a tomada de decisões da próxima geração e alcançar resultados empresariais excecionais.

Inteligência Artificial

Implementar a Inteligência Artificial (IA)

Colocar os dados no centro e aproveitar a IA “com engenhosidade humana”, numa relação homem-máquina, para desbloquear eficiências operacionais, impulsionar a inovação e melhorar as operações.

Cloud

Adotar a Cloud

Apostando na Cloud, as empresas terão capacidade para acelerar a inovação, reduzir custos e aceder aos recursos de TI de acordo com as exigências do mercado. “Operações Inteligentes requerem a agilidade que apenas um ecossistema robusto de soluções de Cloud proporciona.”

Parceria

Parcerias inteligentes

Integrar um ecossistema que reúna uma rede de parceiros, onde todos podem beneficiar com um conjunto de recursos para apoiar os objetivos de inovação a curto-prazo, será meio-caminho andado para o sucesso.

Esse ecossistema deverá agregar parceiros tecnológicos e de blockchain, start-ups, universidades e empresas de produtos e serviços.

Novo paradigma de transformação

Vivemos tempos em que a mudança é a única constante, especialmente para as empresas. Numa única geração, as empresas tiveram de se adaptar a novos canais de marketing, decidir como investir e utilizar novas tecnologias, e competir num palco global (…). Não é, portanto, difícil de imaginar que alguns dos desafios que as empresas têm hoje pela frente estejam relacionados com temas como a incerteza sobre o futuro, o talento, a segurança e a explosão de dados.

As palavras de Vasco Afonso, ainda em declarações à IT Leaders Yearbook, apontam para uma nova realidade na relação entre as empresas e a tecnologia que, definitivamente, se instalou com a Pandemia.

O Executive Director da Claranet defende que, para terem sucesso, as empresas terão de desenvolver modelos de negócio inovadores e disruptivos, apostar na entrada em mercados internacionais e oferecer serviços com verdadeiro valor-acrescentado.

E para isso é essencial introduzirem alterações operacionais ao nível das boas práticas, de novos modelos de governo e de gestão, de novas políticas de recrutamento e retenção de talento, sem esquecer a adoção de novas medidas de segurança que deem resposta à ameaça crescente dos ciberataques e uma aposta forte na formação intensiva dos colaboradores em novas áreas das TI.

in Executive Digest - IT Leaders Yearbook