Vasco Afonso fala do papel da Cloud na nova realidade do trabalho e das organizações

Da transformação digital feita à pressa ao papel dos Intelligent Services no Workplace híbrido, o Head of Cloud da Claranet explica porque as empresas já não podem dispensar a Cloud.

Em entrevista à Computerworld, o Head of Cloud da Claranet defendeu que a Cloud mudou definitivamente a forma de funcionar das organizações, quer na forma de gerir os seus sistemas digitais e a informação corporativa, quer no modo de organizar o Workplace e a forma como os colaboradores trabalham.

Vasco Afonso coloca a Cloud como o denominador comum à maioria das mudanças tecnológicas introduzidas nas empresas, em grande medida originadas pelo contexto pandémico. No entanto, essa transformação apenas foi acelerada em função das necessidades, o que acabou também por acelerar os processos de inovação com base na tecnologia.

Da parte da Claranet, um dos exemplos dessa inovação surgiu através dos Intelligent Services – um conjunto de serviços de apoio ao Workplace, para plataformas M365 e Google, que tem como base a inteligência artificial para disponibilizar suporte ao utilizador final.

Durante a entrevista Vasco Afonso destacou ainda o aumento da confiança das organizações nas tecnologias e serviços de Cloud, sobretudo na cloud pública, que considera “a mais segura para termos os nossos dados”.

Cloud