Vasco Afonso destaca soluções XaaS criadas em Portugal como exemplos de sucesso global

A globalização das TI e a crescente capacidade das empresas portuguesas de tecnologia desenvolverem soluções de everything as a service (XaaS) sobre a Cloud deram origem a serviços e plataformas de sucesso, criados de raiz em Portugal e disponibilizados a nível global.

Claranet Cloud Services

Este foi um dos temas destacados por Vasco Afonso, Head of Public Cloud da Claranet em Portugal, durante a participação no Fórum Cloud XaaS, organizado pelas revistas IT Channel e IT Insight, e que reuniu cerca de uma dezena dos principais players do mercado nacional neste setor.

Vasco Afonso falou dos exemplos da Farfetch e da Feedzai, como plataformas de sucesso portuguesas criadas sobre a Cloud, que permitiram conquistar o mercado internacional, mas destacou sobretudo o trabalho que a Claranet está a fazer neste domínio. Entre os serviços desenvolvidos em Portugal e usados “lá fora”, o Portal dos serviços de Cloud” da Claranet é um destes casos de sucesso.

Do mercado XaaS à segurança

Num fórum que debateu questões como a evolução do mercado XaaS e os serviços mais procurados sobre a Cloud, o efeito da pandemia e as infraestruturas como um serviço, a questão da segurança mereceu também destaque.

O representante da Claranet considerou a segurança como “tema central” num processo de migração para a Cloud, alertando para a necessidade dos serviços adotados terem em consideração esta realidade.

As empresas estão a migrar para a Cloud o mais XaaS possível, o que é um benefício, mas é importante entender se estão a fazer tudo o que é necessário.”

Para Vasco Afonso, é neste contexto que empresas como a Claranet fazem a diferença, ao partir de uma plataforma Cloud já existente, independentemente do provider escolhido, e desenvolver as soluções mais adequadas e seguras para cada empresa.

Todas as ideias deste Fórum estarão disponíveis na edição 26 da IT Insight (julho de 2020)