Vasco Afonso alerta para a importância dos processos de gestão da Cloud

Vasco Afonso - Head of Cloud & Security - Claranet Portugal

Vasco Afonso
Head of Cloud & Security - Claranet Portugal

Em declarações à revista IT Insight, o Head of Cloud & Security da Claranet Portugal defendeu a adoção de serviços de gestão da Cloud para reduzir custos e otimizar todo o potencial destas plataformas.

A Cloud veio democratizar o acesso à tecnologia e permitiu que as organizações adotassem uma cultura de inovação baseada na experimentação, mas é necessário apostar também em soluções de gestão da Cloud que permitam adaptar, em permanência, a tecnologia às reais necessidades.

Em declarações à revista IT Insight nº36, no âmbito de um artigo sobre a jornada para a Cloud, Vasco Afonso falou das vantagens da migração para estas plataformas, mas alertou para a necessidade de essa jornada ser antecedida por uma análise profunda em diferentes dimensões - modelo de negócio, processo de adoção e potenciação, de operação, capacitação de competências e alteração de processos de governança.

Continuamos a verificar que nem sempre este é o caminho escolhido e muitos projetos de migração para a Cloud acabam por não correr exatamente como é esperado.  Por uma variedade de razões, muitas organizações não obtêm as reduções de custos operacionais, as melhorias de desempenho e outros benefícios que se acredita serem o resultado de uma migração para a Cloud.


Vasco Afonso considera que é essencial que as organizações atualizem com frequência os serviços de Cloud adotados, tendo sobretudo em conta a gestão dos custos. E isto, explica, porque “os ambientes tradicionais estão habitualmente sobredimensionados face às reais necessidade da empresa, o que leva à perpetuação de workloads que ninguém conhece...

A correta gestão de capacidade é apenas um dos princípios básicos de uma boa gestão de custos. Para o Head of Cloud & Security da Claranet, a adoção de serviços de FinOps e Cost Advisory, realizados por empresas especializadas em Cloud, são igualmente fundamentais para conseguir recomendações de otimização importantes.

Vasco Afonso reforça a ideia de que é essencial garantir desde cedo a implementação de procedimentos de controlo para uma boa gestão de todos os recursos utilizados. E isto – conclui – “porque na Cloud todos os serviços têm um custo, pelo que é essencial assegurar que só utilizamos mesmo os serviços de que necessitamos.”

in IT Insight #36