Transformação digital: Claranet alerta para a importância do planeamento durante o processo de adoção

A corrida às soluções de trabalho remoto gerada pela atual pandemia levou a uma adoção à pressa de várias ferramentas de TI e de processos de trabalho por parte das empresas. Resultado: maiores dificuldades dos colaboradores na utilização dos recursos tecnológicos e desafios acrescidos nas organizações para a continuidade dos negócios.

O cenário foi descrito pelo Workplace Design & Adoption Director, Claranet, António Oliveira Maia, durante a participação na mesa redonda – desta vez virtual - sobre Workplace Solutions, organizada pela revista digital IT Insight e divulgada na sua edição #25 (maio de 2020).

Para o representante da Claranet, a urgência na adoção de ferramentas para trabalho remoto levou a escolhas nem sempre ponderadas por parte das empresas:

Os dispositivos foram os primeiros pedidos a existir, acabando por esgotar o stock, seguido de soluções de Virtual Desktop Infrastructure (VDI) - já não era bring your own device, mas sim choose your own device. Depois, os sistemas de produtividade cloud foram adotados totalmente à pressa.”

De acordo com António Oliveira Maia, esta situação levou a dificuldades acrescidas dos providers na gestão da capacidade de resposta. E só a experiência de vários anos na área do Workplace, como é o caso da Claranet, permitiu aos providers otimizar essa gestão e satisfazer os pedidos.

António deixou o alerta para a necessidade de as empresas apostarem no planeamento de um processo de transformação digital e acautelarem desafios típicos de um cenário de trabalho remoto em larga escala, a começar pela cibersegurança. A este nível, explica, os colaboradores da Claranet foram certificados num curso de cibersegurança – e a medida já está a ser levada para os clientes.

in IT Insight n.º25, Maio 2020