Soluções Cloud e Security da Claranet em destaque na Cyber & Cloud Expo

Digital Workplace - Claranet

Os especialistas da Claranet falaram de ataques “fileless” de Cibersegurança e do potencial da Cloud para uma nova geração de soluções com Machine Learning nas empresas.

A Cloud democratizou o acesso das empresas à tecnologia, a grandes capacidades de armazenamento e processamento de dados, abrindo as portas ao desenvolvimento e utilização das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) em muitas organizações.

Foi desta forma que Vasco Afonso, Head of Cloud da Claranet Portugal, caracterizou a importância da Cloud para o desenvolvimento de uma nova geração de aplicações “...que podem aprender e pensar para resolver problemas”, e que estão a mudar a forma de as empresas desenvolverem os seus negócios.

Durante a sessão “Boost your Business through the Power of Cloud and Machine Learning”, o representante da Claranet deu alguns exemplos de projetos que uniram as tecnologias de Cloud a soluções de IA e ML: uma solução Claranet nos Media com o grupo editorial internacional Condé Nast; projetos de prevenção de fraude em operações financeiras; e até exemplos de pivots de televisão poliglotas, com voz e movimentos totalmente criados com base em sistemas de Machine Learning.

Os perigos dos non-malware attacks

A Cibersegurança foi outros dos temas abordados pelos especialistas da Claranet durante o Cyber & Cloud Expo. António Ribeiro, Cybersecurity Manager da Claranet Portugal, dedicou a sua intervenção aos chamados non-malware attacks, que basicamente não necessitam da utilização de malware e a instalação de aplicações para afetar os sistemas.

Embora já sejam usados há vários anos, estes ataques estão de novo a surgir entre os métodos mais eficazes, aproveitando normalmente vulnerabilidades em ferramentas instaladas de origem nos sistemas operativos (como o PowerShell e o WMI, no caso do Windows). Além disso, podem incluir métodos de intrusão perpetrados através de técnicas atualizadas de engenharia social, que continuam a ser das mais usadas pelos atacantes para enganar os utilizadores.

A proteção contra esses ataques, segundo António Ribeiro, depende sobretudo da prevenção:

A solução passa pela contratação de serviços externos de proteção que incluam uma componente de formação contínua dos clientes, de modo a que passem a ter uma utilização preventiva dos sistemas e saibam identificar potenciais ameaças.

O especialista da Claranet defende que, atualmente, é muito importante apostar nestas duas componentes para prevenir a nova geração de ataques - cada vez mais inteligentes e, muitas vezes, sem qualquer assinatura ou utilização de malware associado.

Saiba mais sobre a oferta Cloud e Cyber Security da Claranet.