Ransomware: António Ribeiro fala de ataques cada vez mais criativos e em grande crescimento

Claranet Portugal - António Ribeiro, Cybersecurity Manager

Cyber Security Manager da Claranet Portugal destaca o foco cada vez maior dos cibercriminosos nos dispositivos móveis e o crescimento significativo deste tipo de ataques.

O número de ataques de ransomware a nível global quase triplicou no último ano e é o tipo de ciberataque com maior crescimento, em grande parte devido aos elevados ganhos que os cibercriminosos conseguem num curto espaço de tempo.

As declarações são do Cyber Security Manager da Claranet Portugal, António Ribeiro, no âmbito de um artigo de fundo sobre Ransomware de dupla extorsão publicado na edição nº 2 da revista IT Security, no qual fala de ataques cada vez mais criativos na forma de disseminar o malware, bem como do foco cada vez maior nos dispositivos móveis.

O representante da Claranet salienta que progressivamente vão surgindo “bons exemplos em que as organizações se preparam para, em primeiro lugar, não sofrerem o ataque e, em segundo, caso tal aconteça, minimizarem o impacto do mesmo”, embora refira que ainda impera a lógica do ditado ‘casa roubada, trancas à porta’.

António Ribeiro defende que a deteção atempada é essencial para evitar ou neutralizar este tipo de ciberataques, até porque, “na maioria dos casos existem informações que podem indicar que um ataque está prestes a acontecer”. Por último, destaca a importância de fazer uma contenção rápida deste tipo de ataques, de forma a minimizar a extensão dos danos causados às organizações afetadas.

in IT Security

Cybersecurity