Pedro Teixeira: “papel do parceiro faz toda a diferença no sucesso da escolha do modelo de Cloud”

O Cloud Sales Specialist da Claranet falou à revista Business.IT da importância da abordagem Cloud Smart e sobre o papel dos providers na escolha do modelo de Cloud mais adequado a cada processo de negócio.

Pedro Teixeira - Cloud Sales Specialist da Claranet - Claranet

Pedro Teixeira
Cloud Sales Specialist - Claranet Portugal

As organizações procuram atualmente flexibilidade na hora de migrar a sua infraestrutura TI para a Cloud, seja ela ao nível tecnológico, seja a nível financeiro. A ideia é avançada na edição de maio de 2022 da revista Business.IT pelo Cloud Sales Specialist da Claranet, Pedro Teixeira, que fala de uma mudança de comportamento dos clientes na hora de investir em soluções de Cloud: hoje dispensam cada vez mais os compromissos a longo-prazo e os grandes investimentos iniciais, procurando, ao mesmo tempo, o que de melhor cada tipo de Cloud tem para oferecer.

Pedro Teixeira alerta para a necessidade de cada organização avaliar antecipadamente as várias dimensões do seu negócio - workloads, operações, equipas, plataforma, processos e segurança -, de modo a adotar a solução de Cloud mais adequada às reais necessidades e contextos de operação.

Para a Claranet a Cloud é híbrida e, como tal, não deveremos assumir uma solução antes de conhecermos o próprio negócio do cliente.

Neste contexto, o representante da Claranet defende que o papel do parceiro pode fazer toda a diferença no sucesso da solução de Cloud adotada, uma vez que esse sucesso “depende muito do know-how tecnológico, da experiência de outros projetos, da constante formação de pessoal técnico ou da disponibilidade para abraçar projetos críticos”.

O Cloud Sales Specialist da Claranet considera que a necessidade de trabalho remoto e de comunicar de forma digital provocaram um crescimento exponencial na adoção da Cloud nos últimos dois anos, embora as empresas tenham ainda muito trabalho a fazer, por exemplo, ao nível da utilização da Cloud para correr sistemas críticos.

Pedro Teixeira prevê que até 2024 o investimento em serviços de migração para a Cloud a nível mundial cresça 24% ao ano, com esta aposta a beneficiar cada vez mais a criação de novos produtos, serviços e modelos de negócio, em setores tão diferentes como a Banca, a Saúde ou o setor tecnológico.

in Business.IT