“Os computadores portáteis passaram a ser os novos postos de trabalho”

Claranet Portugal - João Justo Gonçalves, Business Development Manager de Digital Connectivity

João Justo Gonçalves, Business Development Manager de Digital Connectivity da Claranet, aponta algumas das oportunidades e desafios que a mobilidade vai trazer às organizações no período pós-pandemia.

No fórum sobre mobilidade realizado pela revista IT Channel para a sua edição de setembro, o Business Development Manager de Digital Connectivity da Claranet afirmou que o contexto pandémico acabou por acelerar a reinvenção do posto de trabalho, cenários que as organizações poderão aproveitar nos próximos anos para tornar os seus negócios mais eficientes.

Segundo João Justo Gonçalves, os computadores portáteis passaram a estar no centro dos novos postos de trabalho – remoto, híbrido ou no escritório – e as redes Wi-Fi deixaram de ser opcionais para estarem obrigatoriamente em todo o lado, flexibilizando o acesso à informação e abrindo caminho a novos serviços.

Desafios a enfrentar...

O representante da Claranet destacou a segurança como um dos principais desafios associados à mobilidade nas organizações, defendendo que estas deverão adotar diferentes soluções para mitigar e prevenir os riscos de uma utilização mais dispersa da tecnologia: políticas de autenticação eficazes; monitorização constante dos sistemas a partir de um Security Operations Center (SOC); e formação e sensibilização dos utilizadores para um tipo de utilização segura da tecnologia.

Outros dos desafios passa por conciliar as expectativas das organizações relativas aos preços e timings de entrega de produtos e soluções de TI. O aumento do preço da energia e de matérias-primas, a escassez de componentes e os desafios logísticos surgidos no período pandémico acabam por criar novos desafios que os fornecedores de TI tentam mitigar.

Estamos a alinhar as nossas expectativas com os fabricantes e a ajudar os clientes no planeamento das suas necessidades. O facto de os fabricantes terem continuado a inovar tem permitido continuar a oferecer novos produtos e serviços.

... E oportunidades a não perder

“Vamos ter redes mais capazes, ubíquas e a falar mais protocolos, integradas em soluções de IoT e tirando partido desta mobilidade adicional, com mais segurança”, defende o representante da Claranet no Fórum de mobilidade da IT Channel, destacando que o conceito de “as-a-service” vai permitir mais eficácia e mais segurança na utilização das TI.

João Justo Gonçalves vê na desmaterialização das redes a base para a criação de novos serviços e novas formas de gerir as TI, o que dará às organizações mais tempo para se focarem no seu core de atuação.

Technology | Connectivity