Nuno Sousa projeta novos modelos de negócio no setor da banca para a próxima década

Nuno Sousa, Head of Business Development Financial Services - Claranet Portugal

Nuno Sousa
Head of Business Development Financial Services
Claranet Portugal

Em declarações ao Jornal de Negócios, o Head of Business Development Financial Services da Claranet destaca o papel da inovação tecnológica no equilíbrio entre o negócio tradicional da banca e as novas ofertas de produtos e serviços.

Dentro de dez anos a banca terá novos modelos de negócio e a inovação tecnológica será um dos principais pilares dessa transformação, permitindo criar um equilíbrio entre o negócio tradicional e oferecer produtos e serviços inovadores, dirigidos às novas gerações.

Em declarações ao Jornal de Negócios, no âmbito de um trabalho dedicado à Banca do Futuro e à inovação nos serviços financeiros, Nuno Sousa falou dos fatores que, juntamente com a inovação tecnológica, já estão a contribuir para a transformação do negócio da banca.

Um desses fatores é a internacionalização e a integração das instituições financeiras em grupos internacionais: “pode ser um aspeto positivo para a inovação, porque traz mais informação e capital para investir nessas áreas. À partida, existindo mais capital disponível aumenta a capacidade de inovação. E esta ligação permite também o acesso à inovação que existe noutros países e mercados, com menos riscos associados".

Outro fator, intimamente ligado à inovação, passa pelo papel das fintechs. O representante da Claranet refere que, nos últimos anos, têm aumentado as aquisições de fintechs por parte das grandes instituições bancárias, como forma de lançar produtos e serviços para novos clientes, com necessidades distintas.

No entanto, Nuno Sousa destaca também a importância da aposta que as instituições da chamada banca tradicional estão a fazer na criação de equipas de inovação autónomas, para criar as suas próprias soluções inovadoras – “sejam equipas mais ligadas ao negócio, ou à tecnologia propriamente dita”.

Por fim, Nuno Sousa destaca a importância da regulação em todo o ecossistema de inovação tecnológica associada à banca, dando como exemplo a Payment Services Directive 2 (PSD2).

Conclui:

Ao garantir processos de funcionamento e atuação claros, justos, seguros e iguais para todos, a regulação está a criar as bases para o desenvolvimento saudável do próprio mercado. Isto é essencial para que o investimento na inovação possa ter um retomo efetivo e contribuir para fazer crescer o negócio.

in Jornal de Negócios

Financial Services