Hélder Pinheiro é o novo Diretor de Data & AI da Claranet Portugal

Helder Pinheiro - Diretor de Data & AI - Claranet Portugal

Hélder Pinheiro
Diretor de Data & AI - Claranet Portugal

Hélder Pinheiro é o novo Diretor de Data & AI da Claranet Portugal, assumindo uma nova área de negócio, com grande potencial de desenvolvimento futuro, complementar ao restante portefólio de serviços da Claranet.

O novo responsável tem como missão o desenvolvimento de uma nova oferta de serviços baseados em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial, centrados em três objetivos:

  • Unir a componente dos Dados às soluções de Cloud, Cybersecurity e Workplace, dando origem a uma oferta que abrange ambientes Cloud, on-premises e híbridos, bem como as áreas de operação, segurança e geração de valor;
  • Apostar em Intelligent Applications e Use Cases para as indústrias de Financial Services, Telecom e Energia, alavancadas em I&D;
  • Contribuir no Go-To-Cloud (G2C) dos clientes, através do desenvolvimento e gestão de ecossistemas de dados, bem como, das áreas de Data Governance e Quality.
  • Hélder Pinheiro refere:

    A Claranet assenta a sua estratégia na qualidade de entrega de serviços em Cloud, Segurança, Digital Workplace e Transformação Digital, o que garante os principais pressupostos para o crescimento sustentável de uma área de Data & AI. Sinto-me muito satisfeito com esta oportunidade de ingressar no líder de IT em Portugal, cooperando com os nossos clientes para atingirem os seus objetivos e evoluirmos em conjunto!


    Licenciado em Engenharia Informática com pós-graduação em Gestão da Inovação e mestrado em Gestão, Hélder Pinheiro iniciou a sua carreira profissional na indústria de Telecomunicações, trabalhando com organizações como a Altice, Deutsche Telekom, Nokia, Orange, Telenet e Vodafone.

    Claranet - Data & AI

    Em paralelo fez parte de trabalhos de investigação na área das telecomunicações e da Inteligência Artificial – com destaque para o projeto “How to Implement AI-Driven Businesses in Communication Service Providers (CSPs) / Telecom Operators” –, participando ainda no leccionamento da cadeira de Transformação Digital na Universidade Católica Portuguesa. 

    Desde 2013 que Hélder Pinheiro liderava a unidade de Data, AI & IoT da Capgemini Engineering, responsável por entregar projetos e serviços para dez países, com uma equipa de 200 engenheiros baseados em Portugal.

    Desde o início de 2022, é agora o responsável direto pelo desenvolvimento da oferta de serviços Data & AI na Claranet.

    A Claranet, que em 2021 atingiu a posição de liderança no mercado nacional de serviços de IT, reforçou a sua aposta em inovação para consolidar esta sua posição, sendo o lançamento desta nova oferta uma das iniciativas planeadas.