Grupo MCoutinho reforça competências dos colaboradores em cibersegurança com Security Awareness Training da Claranet

MCoutinho - win case - Claranet Portugal

Programa de formação em práticas de segurança, disponibilizado em formato e-Learning, abrangeu mais de 500 colaboradores do grupo.

Num contexto em que o fator humano representa um dos vetores mais vulneráveis aos ataques de cibersegurança nas organizações, o grupo empresarial ligado ao setor automóvel MCoutinho adotou as soluções de Training da Claranet para criar uma nova cultura de utilização segura das TI por parte dos seus colaboradores.

O projeto envolveu a formação online em Security Awareness para mais de mais de 500 pessoas, num programa desenvolvido especificamente para as necessidades da MCoutinho. Após um assessment inicial para avaliação do grau de sensibilização dos colaboradores sobre a temática da cibersegurança, o programa de training da Claranet incidiu na identificação dos principais tipos de ameaças e na adoção de comportamentos desejados em cada situação.

Os resultados desta ação de Security Awareness Training, nas palavras do Diretor de Sistemas de Informação e Compras, Nuno Abreu, dificilmente poderiam ser melhores:

Foi uma iniciativa muito proveitosa e já sentimos melhorias no dia a dia dos nossos utilizadores, que estão agora bastante mais atentos a todo este tema da segurança. Creio que fará sentido dentro de 8 a 12 meses repetir a iniciativa - esta ou outra idêntica.

A oferta de Security Awareness Training da Claranet está baseada numa framework organizada em cinco etapas – Análise, Assessment, Implementação, Avaliação e Otimização –, disponibilizando depois um conjunto de módulos de aprendizagem possíveis de selecionar, de acordo com as necessidades específicas de cada organização.

Além dos programas de formação para utilizadores finais em formato e-Learning, a Claranet recomenda a formação contínua em cibersegurança como um fator adicional para manter os colaboradores atualizados sobre as ameaças mais recentes e, dessa forma, garantir a continuidade das operações.

Security Awareness Training