DSPA Insights 2022: Hélder Pinheiro advoga as vantagens da prática de Observability

O Data & AI Director da Claranet destacou a diferença desta prática, face aos processos de Monitoring, para a melhoria da disponibilidade e da experiência dos produtos e serviços nas organizações.

As empresas que investem nas áreas de IT & IA têm na melhoria das suas operações, dos processos e do seu ecossistema de produtos e serviços as suas principais prioridades - e a prática de Observability é a forma mais eficiente, na atualidade, para o alcançar.

Foi com base nesta ideia que Hélder Pinheiro apresentou, durante a edição de 2022 do mais importante evento sobre Data Science & AI em Portugal - DSPA Insights -, as vantagens desta prática focada na supervisão das aplicações e serviços, sobre os quais é possível obter uma visão end-to-end através de processos de Software Instrumentation e da utilização do standard Open Telemetry.


Uma das formas em que temos vindo a trabalhar Observability com os nossos clientes tenta aferir o estado interno de um sistema através do seu output - é mais ou menos como tentar compreender e explicar qualquer estado em que o nosso software esteja, em determinado momento, independentemente da sua complexidade.

Hélder Pinheiro
Data & AI Director - Claranet Portugal

Claranet - Data Platforms - APM & Observability

APM & Observability

Data Platforms

Durante a apresentação, o Data & AI Director da Claranet explicou as principais diferenças entre Observability e Monitoring.
Por exemplo, enquanto a work unit primária do processo de Monitoring é a métrica, a do Observability são os trace, ou eventos. Por outro lado, a forma de atuação no Observability está associada aos Service Level Objective (SLO) e também ao conceito de Error Budget, que basicamente definem a necessidade de atuação apenas quando forem ultrapassados os objetivos e os períodos de downtime definidos como aceitáveis.

Isto permite obter um conjunto de informações sobre o funcionamento das aplicações e dos serviços, que permitem identificar com mais eficácia a origem de eventuais falhas no processo.

Hélder Pinheiro explicou ainda as várias tecnologias, metodologias e standards usados no processo de Observability, bem como um conjunto de boas práticas de atuação para que se atinjam os objetivos traçados com a sua utilização.

No final, a mensagem do Data & AI Director da Claranet para resumir a importância de as organizações apostarem em Observability:

A monitorização é muito importante, mas cumpre um propósito, que é a infraestrutura; quando este propósito é aplicacional devemos utilizar Observability, que podemos aproveitar para recolher informação que necessitamos, para conseguirmos supervisionar aqueles que são os nossos objetivos de negócio.

Segundo Hélder Pinheiro, as organizações deverão também escolher uma base tecnológica que permita endereçar tanto o tema de Monitoring como de Observability, “porque há sinergias claras e temos muitos ganhos de eficiência se o fizermos no mesmo sítio.”