Desafio da “ciberpandemia” mudou natureza das ameaças de segurança

Num artigo dedicado aos novos desafios operacionais de cibersegurança colocados às empresas, a Revista Business.IT falou com David Grave sobre as respostas que as organizações deverão adotar.

David Grave - Cybersecurity Diretor - Claranet Portugal

David Grave
Cybersecurity Director - Claranet Portugal

O novo paradigma de trabalho – a partir de casa, ou em modelo híbrido – trouxe novos desafios às empresas em relação à cibersegurança, que podem ter implicações de reputação, operacionais, legais e de conformidade, caso os riscos de segurança cibernética sejam negligenciados.

A partir dessa premissa, a revista Business.IT desafiou o Cybersecurity Director da Claranet Portugal a falar sobre as respostas mais adequadas a dar pelas organizações a estes desafios. Segundo David Grave, as organizações tiveram de adotar rapidamente novos modelos operacionais, como forma de reagir aos riscos que surgiram com a transformação digital à pressa:

“A cibersegurança é, agora, uma grande preocupação, sobretudo porque a natureza das ameaças também mudou, com os atacantes a explorarem, de uma forma sem precedentes, a nova realidade desmaterializada das organizações.

Além do aumento dos ciberataques em número, o representante da Claranet refere que os alvos se tornaram mais críticos, com o consequente aumento das repercussões sociais e económicas.

Neste contexto, David Grave refere que as organizações começam a apostar nas respostas a estes desafios em duas frentes: no investimento em soluções tecnológicas para automatizar as atividades-chave de cibersegurança e a resposta a incidentes, por um lado, e “na formação dos seus colaboradores relativamente a ameaças oportunistas, como campanhas de phishing”, por outro.

in Business.IT