David Grave defende abordagem transversal à cibersegurança

Durante a conferência digital “Desafios da Cibersegurança no Mundo Digital”, o Cybersecurity Director da Claranet Portugal falou de tendências, de ciber-resiliência e da importância de olhar para a cibersegurança de uma forma holística.

David Grave - Cybersecurity Director - Claranet

David Grave
Cybersecurity Director - Claranet Portugal

A International Association of Microsoft Channel Partners (IAMCP) realizou um Webinar dedicado aos principais desafios de cibersegurança para os próximos anos, do qual fizeram parte vários profissionais do setor da cibersegurança em Portugal.

David Grave, Cybersecurity Director da Claranet, foi um dos oradores convidados deste evento e fez um ponto de situação sobre o estado do combate ao cibercrime em Portugal, avançando sobretudo com tendências e ideias para tornar as organizações e os estados mais resilientes.

Depois de eleger os ataques a instituições de saúde como dos mais impactantes, pela probabilidade de afetar diretamente vidas humanas, David Grave reconheceu que a cibersegurança passou a estar no top-of-mind e no dia-a-dia dos utilizadores e decisores em Portugal, o que considera positivo para melhorar as respostas a dar.

Para o Cybersecurity Director da Claranet, algumas das tendências associadas à cibersegurança passam pelo surgimento de nova legislação sobre soberania digital, ao nível nacional e da EU, pelo aumento dos ataques às cadeias de fornecimento, como forma de chegar a empresas maiores e mais protegidas e pela necessidade de aumentar o investimento na formação dos utilizadores – tudo com o objetivo de tornar as organizações e as pessoas mais resilientes.

Vamos começar a falar mais de ciber-resiliência e não tanto em cibersegurança, já que os ataques são inevitáveis.

Passos sólidos

Cybersecurity

Quando questionado sobre o que falta fazer a nível da prevenção e mitigação de ciber-riscos em Portugal, David Grave referiu que estão a ser dados “passos sólidos na direção certa”, embora defenda ser necessário encontrar um equilíbrio entre as ameaças e os ativos a proteger.

Para o representante da Claranet, questões como o aumento de ciberataques mais direcionados, a falta de formação dos utilizadores ou a escassez de recursos humanos na área da cibersegurança são desafios que importa resolver usando diferentes soluções.

Se é essencial “apostar nas pessoas”, reforçando a formação dos utilizadores finais e criando mais condições para a formação de profissionais nestas áreas, o Cybersecurity Director da Claranet defendeu ser necessário olhar de uma forma mais abrangente para a tecnologia como solução para mitigar e prevenir ciber-riscos – por exemplo, investindo nas plataformas de Cloud e optando pela automatização dos processos de deteção e proteção.

Neste contexto, David Grave destacou a abordagem holística que a própria Claranet faz deste tema, como fator adicional e diferenciador para a promoção da cibersegurança e da ciber-resiliência: articulação entre as equipas de desenvolvimento e de cibersegurança, com adoção de metodologias de Security by Design nos projetos de desenvolvimento; e capacidade de atuação de forma transversal, ao nível de Networking, de Virtualização de Sistemas e de trabalho sobre a Cloud, como forma de olhar para a segurança como um todo.