Datacenters Claranet são exemplo de sustentabilidade energética

Bruno Rodrigues - Claranet Cloud Platform Director - Claranet

Bruno Rodrigues
Claranet Cloud Platform Director - Claranet Portugal

Em entrevista ao TeK Sapo, Bruno Rodrigues, Claranet Cloud Platform Director, explica como algumas pequenas mudanças nos datacenters da Claranet fizeram grandes diferenças ao nível da eficiência energética.

Desde 2021 que mais de 75% da energia usada nos datacenters da Claranet em Portugal é fornecida exclusivamente a partir de fontes renováveis - e, nas localizações com maior presença, essa taxa chega a ser de 100%.

Este é apenas um dos projetos em que a Claranet tem investido no caminho para tornar os seus datacenters energética e ambientalmente mais sustentáveis, e que o site TeK Sapo destaca como exemplo de sucesso.

Bruno Rodrigues, Claranet Cloud Platform Director, fala de outros exemplos que têm sido colocados em prática, sempre com o mesmo objetivo:

A substituição de equipamentos de armazenamento primário de dados suportados por discos rígidos (mecânicos) por outros equipamentos de maior densidade, que utilizam discos solid state, permitiu diminuir em 15 vezes o consumo energético, para a mesma capacidade de armazenamento.

Datacenters

Por outro lado, o representante da Claranet refere ainda a aposta da empresa em sistemas que reduzem a necessidade de injetar ar frio nas salas onde os sistemas estão instalados.

Também a plataforma de Cloud própria que a Claranet disponibiliza aos seus clientes – a Claranet Cloud Platform – tem recebido atualizações e melhorias ao nível da eficiência energética e sustentabilidade: substituição de equipamentos por outros mais eficientes e com suporte para maiores densidades; soluções de software com mecanismos para desativar sistemas nos momentos de menor utilização; e distribuição de tarefas assíncronas de computação por períodos com menor intensidade de consumo de energia.

"Nos próximos anos, a Claranet Portugal quer continuar a trabalhar com parceiros e fornecedores, para passar a usar apenas energia proveniente de fontes renováveis e conseguir alcançar uma maior eficiência na transferência de energia no interior das salas” conclui Bruno Rodrigues.

Atualmente a Claranet tem centros de dados distribuídos por duas localizações em Portugal, com uma capacidade total instalada de cerca de 200 bastidores e 4000 equipamentos.

in TeK Sapo

Claranet Cloud Platform