Claranet promove workshop sobre método de gestão Kanban

Ação de formação permitiu aos colaboradores das diversas áreas da Claranet Portugal conhecer ao detalhe as vantagens de utilizar este método de gestão do fluxo.

Kanban Method at Claranet Portugal

Este método procura simplificar a gestão de sistemas de trabalho, através de processos de organização prioritária, visualização de interligações entre tarefas e apuramento de métricas-chave, com o objetivo de aumentar a velocidade da entrega.

Para Ana Raquel Teixeira, Customer Sucess Manager da Claranet Portugal:

Sem uma análise dos dados não podemos estimar entregas com um certo grau de confiança e sem meios para visualizar as interligações do trabalho de forma clara e evidente, colocaremos mais esforço de coordenação e aumentaremos a probabilidade de detetarmos problemas e atrasos, tardiamente".

O método Kanban Management tem como um dos princípios a introdução de limites às tarefas em curso, de acordo com a capacidade e os recursos existentes, aumentando a produtividade através do foco em atividades realmente prioritárias – e olhando sempre para a fase de entrega.

Por outro lado, a agilidade organizacional é também conseguida graças a um sistema visual de gestão das tarefas, dentro de um workflow que o colaborador conhece, de forma estruturada ou eventualmente segue de forma intuitiva.

Por fim, a necessidade e obtenção de métricas-chave, baseadas em análise estatística, permite obter resposta à questão: “quando é que algo estará pronto?” - evitando a abordagem de wishful thinking.

Ana Raquel Teixeira explica que:

Com dados recolhidos e analisados podemos saber mais sobre o serviço e o que esperar do mesmo (incluindo todas as dependências inerentes ao processo), evitando que as estimativas sejam determinadas apenas com base no esforço. É que esse esforço representa entre 10% a 15% do tempo total que uma tarefa leva até ser concluída.”

O workshop esteve a cargo da Congruent e do formador Rodrigo Yoshima.