Claranet projeta futuro digital da banca

Claranet Cloud Platform

Especialistas da Claranet e da banca em Portugal revelam a importância da transformação digital para o novo paradigma de inovação que já começou a mudar o setor.

A banca sempre esteve na linha da frente da inovação, mas necessita agora de entrar num novo paradigma de utilização da tecnologia, “que passa por assumir o mantra do fail fast para levar o setor para a frente.”

As palavras são de António Miguel Ferreira, Managing Director da Claranet, que durante um debate sobre o futuro digital da banca, no evento Banca do Futuro (2020), falou da necessidade, urgente, de as organizações do setor se adaptarem à complexidade dos novos desafios gerados pela transformação digital.

António Miguel Ferreira defende que essa adaptação passa por encontrar soluções que envolvam pessoas, processos, tecnologia e uma nova cultura de inovação.

Este é o mote para o vídeo, promovido pela Claranet, dedicado ao futuro da tecnologia e a sua adaptação ao setor financeiro.

No vídeo, a Claranet dá ainda voz a alguns dos principais especialistas em TI da banca portuguesa – em testemunho na mesa-redonda "The Impact of AI and Big Data Analytics in the Financial Services Sector", na DSPA Insights Week (2020) –, que reforçam o papel de tecnologias disruptivas como a Data Analytics e da Inteligência Artificial na disponibilização de novos produtos e serviços.

Estes profissionais reconhecem que serão estas ferramentas a impactar de forma mais significativa a inovação nas instituições financeiras, independentemente da sua dimensão e do segmento em que atuam - desde a banca dita mais tradicional, aos serviços interbancários B2B e à banca digital.

A Claranet continua a apoiar a banca nos desafios da transformação digital, quer através de soluções cada vez mais abrangentes e inovadoras, quer por meio de iniciativas que abordam o impacto das TI neste setor – como a série de vídeos Fast Insights, dedicados a várias tecnologias e à sua aplicação nas empresas financeiras.

Fast Insights