Claranet no pódio do Microsoft Teams Partner Challenge 2021

Claranet no pódio do Microsoft Teams Partner Challenge 2021

A App para criação e gestão de turnos em modo “self-service”, desenvolvida pela Claranet Portugal, foi um dos projetos vencedores da 4ª edição do Microsoft Teams Partner Challenge.

Para já apenas em protótipo, o conceito desta aplicação é a simplificação da gestão dinâmica de cronogramas, permitindo contemplar variáveis como dias de folga, máximo de número de horas de trabalho, fins de semana, horas extraordinárias, etc.

A solução desenvolvida em resposta ao desafio lançado pela Microsoft a parceiros agiliza a criação de cronogramas de turnos de trabalho sobre o Microsoft Teams e Microsoft Shifts, permitindo que os managers das equipas assignem um conjunto de regras específicas e customizadas, de modo a que um determinado cronograma possa ser construído e reconstruído as vezes que forem necessárias.

Marta Ferreira, Change Management Consultant da Claranet Portugal e uma das autoras da aplicação, explica a ideia por detrás do projeto: “quando se fala da transformação do posto de trabalho, a automatização dos processos é um dos pilares cada vez com mais destaque. Segundo a Gartner, em 2024, cerca de 69% do trabalho rotineiro dos managers será completamente automatizado.

A aplicação para turnos foi desenvolvida exatamente como resposta a estes desafios: reduzir o trabalho rotineiros dos managers, para que estes se dediquem a funções que gerem valor para o cliente e organização.

Nuno Correia, Junior Developer na Claranet e co-autor da aplicação, reforça o papel da automação de processos: “o uso destas técnicas é o ponto de partida para a modernização e ganho de produtividade numa empresa. É um modo de incentivar o crescimento sustentável, pois auxilia na redução de erros e gera melhorias na produtividade da equipa – e a produtividade permite gerar melhores resultados, em menos tempo e com o mesmo número de pessoas numa equipa.”

Digital Workplace