Claranet e Microsoft partilham visão do novo Workplace Digital

António Maia, Head of Workplace da Claranet Portugal e Paula Fernandes, Modern Work & Security BG Lead da Microsoft, conversaram sobre teletrabalho, segurança, bem-estar social e desenvolvimento de competências como temas essenciais do Workplace moderno.

No âmbito da iniciativa “Workplace Digital, como a história mudou o futuro!”, promovida pela Microsoft e pelo Observador, a Claranet foi convidada para uma TALK onde partilhou a sua visão sobre a enorme transformação do Workplace registada nos últimos dois anos.

António Maia, Head of Workplace da Claranet, falou da nova realidade do trabalho híbrido e dos principais desafios que se colocam ao Workplace, reforçando a ideia de que as mudanças se deverão centrar na tecnologia, mas também nas pessoas.


As empresas estão preocupadas em como é que criam uma cultura ligada ao colaborador, centrada no colaborador e na experiência que trazem ao colaborador - temos visto uma mudança de pensamento ligada ao colaborador.

António Maia
Head of Workplace - Claranet Portugal

O representante da Claranet deu também como exemplos os desafios do aumento de dados e dos riscos de cibersegurança gerados pelo natural reforço da tecnologia no Workplace híbrido, defendendo, uma vez mais, que a solução passa pela utilização de mais e melhor tecnologia, mas também pela capacitação dos profissionais e pela melhoria da experiência de utilização.

Também numa apresentação no âmbito desta iniciativa do Observador e da Microsoft, Rafael Sardinha, Change Management Lead da Claranet, tinha já falado das novas formas de colaboração num contexto de trabalho híbrido.

Do lado da Microsoft, Paula Fernandes alinhou pelas mesmas ideias, mas referiu que o trabalho em modo remoto “é uma excelente oportunidade para as organizações repensarem o escritório”, ao nível das ferramentas de colaboração (hardware e software) e também do design dos próprios espaços.

Para conhecer com maior detalhe a visão da Claranet e da Microsoft sobre trabalho híbrido, consulte o artigo “Os Desafios do ambiente de trabalho híbrido” e assista à TALK.

in Observador