Claranet e Dynatrace reforçam parceria com oferta dedicada às necessidades de Observability

Claranet - Dynatrace

A nova oferta de Observability permitirá às empresas portuguesas melhorarem a disponibilidade e performance das suas aplicações por meio dos serviços profissionais Claranet de Data & AI, apoiados na solução de referência de mercado Dynatrace.

A Claranet reforçou a parceria com a Dynatrace - líder de mercado e referência em soluções de monitorização, APM e Observability - para suportar o mercado português a aumentar a disponibilidade e desempenho das aplicações e serviços, por meio de técnicas tais como instrumentação de software (e.g., como OpenTelemetry), RCA (Root Cause Analysis), Burn Error Budgets, entre outras.

Claranet - Data Platforms - APM & Observability

APM & Observability

Data Platforms

A nova oferta surge num contexto em que a otimização das operações por meio da identificação e resolução mais proficiente de problemas, juntamente com a melhoria da experiência fornecida pelas aplicações e serviços, representam os dois principais benefícios que as organizações procuram atingir através da utilização de dados-máquina.

Sendo complementar à monitorização, a prática de Observability permite entender a experiência end-to-end dos utilizadores aquando da utilização de aplicações e serviços, e ao mesmo tempo, melhorar os processos de troubleshooting e resolução de incidentes.

A prática de Observabiltiy é nativa às arquiteturas Cloud, como é o caso de aplicações desenvolvidas em SaaS (Software as a Service), e arquiteturas de Microserviços. Esta permite, de igual modo, auxiliar as equipas de DevOps no cumprimento dos Service Level Objectives (SLO) com informação relevante desde o desenvolvimento até à passagem a produção.

Hélder Pinheiro, Data & AI Director da Claranet Portugal, afirma:

A aposta da Claranet nos serviços de Observability é desenvolvida sobre o conhecimento no terreno acumulado ao longo de vários anos de supervisão dos milhares de ativos de infraestrutura e aplicações Claranet, e que, juntamente com a área de Data & AI, potencia a modelação dos dados de forma a responder às necessidades de negócio dos nossos clientes. A Dynatrace é o enabler ideal para os nossos serviços, pois é a solução referência do mercado em Observability.

Por seu lado, Luis Porem, VP EMEA Partners da Dynatrace, refere:

Com processos de Observability avançados, baseados num processo de automação contínuo e assistidos por um motor de Inteligência Artificial incorporado no core da plataforma, a Dynatrace consegue oferecer às equipas de TI e de negócio uma visão unificada, com dados precisos e contextualizados, permitindo uma monitorização e análise de problemas end-to-end - desde o utilizador à aplicação, da infraestrutura até à linha código. Estamos, por isso, entusiasmados com esta parceria com a Claranet, que é absolutamente essencial na nossa estratégia de abordagem de mercado e permite dar uma resposta conjunta às necessidades crescentes dos nossos Clientes.