Claranet distinguida com o Prémio Sustentabilidade HP 2022

Claranet Portugal Prémio Sustentabilidade HP 2022

João Martins
Endpoint Solutions Director - Claranet Portugal

Galardão reconhece a liderança e aposta da Claranet Portugal no desenvolvimento de modelos de negócio sustentáveis no setor das TI, utilizando tecnologias e soluções HP.

A Claranet foi distinguida pela Hewlett Packard com o Prémio Sustentabilidade HP 2022, atribuído aos parceiros que se destacaram pela aposta “no desenvolvimento e na promoção de modelos de negócio mais sustentáveis na área de computação pessoal durante o ano de 2022, usando tecnologias e soluções HP.”

O prémio pretende servir de incentivo aos parceiros da HP para o desenvolvimento de estratégias de negócio que privilegiem práticas amigas do ambiente, em concreto ao nível da utilização sustentável de equipamentos, reaproveitamento de componentes e dispositivos, reciclagem e otimização de embalagens, entre outras.

João Couras, Executive Director da Claranet Portugal, considera esta distinção:

Uma prova inequívoca do comprometimento da Claranet com a sustentabilidade ambiental, através de inúmeras práticas que, quando usadas de forma conjunta, podem fazer uma pequena-grande diferença para os nossos objetivos de sustentabilidade e dos nossos clientes.

João Martins, Endpoint Solutions Director da Claranet, acrescenta que:

O prémio atribuído pela HP é um importante incentivo para continuarmos a apostar em práticas de gestão e de operações sustentáveis, tirando partido da aposta que a própria HP revela nos seus produtos e soluções para melhorar a sustentabilidade ambiental associada às TI.

Do lado da Hewlett Packard, em declarações à comunicação social, Miguel Saldanha, Diretor de Canal da HP Portugal, afirma que:

Os nossos Parceiros de Canal são aliados incontornáveis da nossa estratégia. Com o seu apoio, juntos, continuaremos a trabalhar para enfrentar os desafios ambientais, permitir que mais pessoas prosperem e melhorar a vitalidade e resiliência das nossas comunidades locais. A aposta de modelos de negócio mais sustentáveis, com produtos e soluções HP, contribui positivamente para a adoção de mais sustentabilidade na computação pessoal nas empresas.

Para a atribuição do Prémio Sustentabilidade HP 2022, a Hewlett Packard descreveu as principais práticas dos parceiros para alcançarem esta distinção:

  • Realizaram mais de 11.000 reparações, permitindo prolongar o uso dos equipamentos reparados;
  • Por serem parceiros certificados, reutilizaram mais de 11.800 peças numa lógica de economia circular;
  • Reciclaram mais de seis toneladas de material através do programa HP Planet Partner, tendo muito deste material reciclado sido integrado na produção de outros produtos HP;
  • Desenvolveram modelos logísticos de recolha e reciclagem de parques em fim de vida;
  • Implementaram programas inovadores de otimização de embalamento, reduzindo o número de caixas utilizadas;
  • Atingiram uma taxa de 8,25% na venda de serviços de garantia HP Care Pack, assegurando o ciclo de vida planeado para os produtos.

O Prémio Sustentabilidade HP relativo a 2022 distinguiu seis empresas: Bravantic, Digibéria, Inetum, Infordelta e RIS 2048, além da Claranet Portugal.

Managed print services