Claranet coloca Managed Services como novo paradigma da transformação digital nas PME

Os Managed Services deverão ser encarados como uma solução fulcral para o futuro dos negócios das empresas de todas as dimensões, ajudando-as a enfrentar os desafios de velocidade e de agilidade que caracterizam os processos de transformação digital.

A opinião é partilhada por André Hamaoka, Cloud Sales Specialist da Claranet, num artigo sobre Managed Services publicado na edição de abril de 2020 da revista IT Channel, no qual este especialista destaca a importância do modelo aaS - as a Service e dos fornecedores de MSP - Managed Services não só para as empresas de grande dimensão, mas também para as PME.

Para André Hamaoka:

Os Managed Services Providers ajudam as PME, visto que partilham ou alocam integralmente a responsabilidade da gestão da infraestrutura para a continuidade do negócio”.

Outra das ideias deixadas por Hamaoka prende-se com a importância de adotar os Managed Services de uma forma transversal à infraestrutura de TI de uma organização. Além da transição para a Cloud e das vantagens de garantir a respetiva gestão, também a adoção das melhores práticas de utilização e gestão permitirá rentabilizar melhor o investimento nestes serviços:

“A Claranet apoia os seus clientes na otimização dos seus recursos Cloud, promovendo a adoção de práticas Agile e DevOps, bem como na transformação dos sistemas e aplicações monolíticas em arquiteturas baseadas em serverless e micro serviços” refere André Hamaoka, para quem a opção por encargos contínuos de consultoria em FinOps permite reduzir e otimizar os custos de forma recorrente.

in IT Channel n.º66, Abril 2020