Claranet aposta num novo conceito de escritório e em inovação no Hub Criativo do Beato, em Lisboa

Novo espaço de trabalho híbrido privilegia a inovação, a sustentabilidade e a socialização entre os colaboradores e reforça a posição de liderança da Claranet no mercado português de TI através de uma maior aposta em centros de inovação e serviços em dados, cloud, cibersegurança e workplace do futuro.

A Claranet vai concentrar toda a sua área de inovação e operações de serviços, na zona Sul do país, no Hub Criativo do Beato a partir do terceiro trimestre de 2022. Este projeto que inclui a reabilitação de um edifício, irá apresentar um novo conceito de espaço de trabalho, híbrido, voltado para a sustentabilidade e para a inovação.


O novo escritório possui um total de 4000 m2 e fica instalado no edifício anteriormente designado por “Armazém das Grillas”, onde funcionaram os supermercados da antiga Manutenção Militar, edifício cujas obras de reabilitação se iniciam este mês, num investimento superior a 5 milhões de euros. O espaço poderá servir cerca de 500 colaboradores, entre zonas de trabalho fixas e espaços partilhados para colaboradores em modo de trabalho remoto e híbrido, bem como salas de reuniões, de formação e zonas de lazer.

Com um conceito arquitetónico inovador, baseado em diferentes espaços abertos que privilegiam a sustentabilidade e a socialização entre colaboradores, o novo escritório da Claranet no Hub Criativo do Beato privilegiará também a inovação, com novas áreas de desenvolvimento associadas a Data Science, Cloud, Cibersegurança, Workplace e Training:

  • Cloud Application Migration Factory - Novo centro de competências internacional, que integra uma equipa dedicada ao planeamento, execução e suporte a migrações para a cloud.
  • Security Operations Center - Novo SOC Claranet a funcionar 24 horas por dia.
  • Future Workplace - Espaço dedicado aos novos modelos de trabalho e conceitos de Workplace, que integra uma Demo Room sobre o posto de trabalho do futuro.
  • Claranet University - Reforço da aposta na formação de especialistas em Cloud, Security e Workplace, acompanhado da criação de uma relação especial com start-ups, como movimento indutor de inovação.

António Miguel Ferreira, Managing Director da Claranet Portugal, comenta: "A Claranet continua a ter o espírito empreendedor que esteve na sua origem e que permitiu a sua constante reinvenção, para se tornar na maior empresa de serviços de TI em Portugal. Esse espírito assenta sobretudo na capacidade de inovação e foco nas eficiências e economias de escala".

Ao apostar num novo espaço que privilegia a sustentabilidade, a socialização entre os colaboradores e a criatividade, estamos a reforçar as condições para que os nossos profissionais se sintam ainda mais inspirados para inovar nos serviços de tecnologia, o que designamos por Claranet 2.0.

"O novo escritório reflete também muitos dos valores e conceitos do Hub Criativo do Beato e é para a Claranet um orgulho fazer parte deste novo polo de inovação, criatividade e empreendedorismo, integrado num dos projetos de requalificação mais interessantes da cidade de Lisboa".

Além do novo espaço em Lisboa, a Claranet Portugal possui um escritório no Porto, dois datacenters (um em Lisboa e outro no Porto), um centro de logística em Sacavém e um Centro de Competências em Viseu.