Claranet aponta reforço dos serviços XaaS como uma das tendências da Cloud para 2020

"2020 irá confirmar o conceito de XaaS como novo acelerador da inovação nas empresas, conduzido por uma utilização mais madura de plataformas cloud e por um modelo de organização assente nos canais digitais, em contraponto com os tradicionais.”

Vasco Afonso, Head of Public Cloud Claranet Portugal

As previsões são de Vasco Afonso, Head of Public Cloud da Claranet Portugal, tendo como base as linhas estratégicas avançadas pela IDC para o negócio da cloud no próximo ano.

O documento da IDC indica que, até 2022, cerca de 70% dos negócios terão implementadas tecnologias para integrar a gestão de cloud híbrida e multicloud nas suas Clouds Públicas e Privadas. Deste modo, a dimensão da gestão da cloud tornar-se-á estratégica, bem como a integração de todo o IT num único modelo digital-first.

Como consequência destas mudanças, Vasco Afonso defende que, durante 2020:

será ainda mais barato e mais rápido inovar, principalmente porque as ferramentas disponíveis para as empresas serão mais diversificadas, permitindo maior acerto na escolha das soluções mais adequadas às suas reais necessidades."

Estas previsões podem ser conhecidas em maior detalhe na edição #23 da revista digital IT Insight, no âmbito da participação da Claranet Portugal no artigo “20/20 The Perfect Vision”, baseado nas IDC Predictions 2020.