Claranet aborda futuro Data Science sob o signo da Inteligência Artificial

Claranet é Gold Sponsor DSPA Insights 2020

Durante o DSPA Insights Week 2020, a Claranet elegeu a Inteligência Artificial como uma das tecnologias que mais estão a impactar a Data Science.

A Inteligência Artificial (IA) é uma das tecnologias com mais impacto no universo da Data Science e começa a revolucionar os vários setores de atividade onde é aplicada, com especial ênfase no setor financeiro. Mas é também necessário reforçar a componente ética e a confiança por parte de quem desenvolve, implementa e utiliza essas soluções.

Estas foram as principais abordagens que a Claranet escolheu para a sua participação - enquanto patrocinador Gold - no DSPA Insights Week 2020, um evento organizado pela Data Science Portuguese Association, que durante uma semana abordou o estado da arte desta área, a nível setorial e global.

Ética e confiança na IA

Na sessão “What you always wanted to know about practical AI Trust & Ethics topics (but were too afraid to ask)”, o Cloud Data Architect da Claranet, Niko Neugebauer, falou da componente de Trust & Ethics nos contextos de desenvolvimento, implementação e suporte das soluções de IA.

O especialista da Claranet defendeu a importância do planeamento das questões éticas e conformidade em todos os estágios do desenvolvimento e utilização de projetos de IA, considerando essenciais para o reforço da confiança dos clientes que apostam nestes projetos.

Revolução no setor financeiro

Já o papel cada vez mais relevante que a IA está a desempenhar na criação de novas soluções de negócio no setor financeiro esteve em debate numa mesa-redonda “The Impact of AI and Big Data Analytics in the Financial Services Sector”, que reuniu especialistas em IT do Millennium BCP, Revolut, SIBS e SONAE FS, moderados pelo Vertical Lead de Financial Services da Claranet, Nuno Sousa.

O encontro permitiu conhecer as perspetivas de diferentes áreas dentro do setor financeiro quanto ao potencial das ferramentas de Data Analytics e Inteligência Artificial, ao nível da banca dita mais tradicional, dos serviços interbancários B2B e da banca digital, por exemplo.