Catarina Graça fala do papel dos colaboradores, da liderança e da tecnologia nas novas tendências de trabalho

Catarina Graça, HHR Director - Claranet Portugal

Catarina Graça | HR Director - Claranet Portugal

Durante a edição de 2022 do evento Bulding The Future, a HR Director da Claranet Portugal destacou os principais desafios associados à revolução que se está a operar nas organizações e nos processos de trabalho.

A chamada 4ª Revolução Industrial, marcada pela convergência tecnológica, está a mudar a forma como trabalhamos e a criar novos desafios às organizações e aos colaboradores, obrigando a respostas eficazes para garantir a continuidade das operações em contextos sociais e económicos desafiantes e cada vez mais imprevisíveis.

As palavras, proferidas por Catarina Graça durante a sua apresentação focada em "People, Leadership & Culture", falam da transição de um cenário VUCA (Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous), que caracterizou as últimas décadas, para um cenário BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible), ainda mais instável e imprevisível, e agravado pelo contexto pandémico a nível global.

Esta mudança faz parte de uma revolução que está a acontecer de uma forma quase holística.


A partir dessa mudança, a Diretora de Recursos Humanos da Claranet desfiou as novas tendências de trabalho e as formas como as organizações deverão responder aos respetivos desafios.

Para Catarina Graça, a era COVID levou a uma maior desumanização do trabalho, com maiores cargas de stress sobre os colaboradores, criando também maior necessidade de requalificação dos colaboradores. Neste contexto, a forma de responder à crise acabou por surgir como um verdadeiro fator de diferenciação entre empresas.

A resposta a estes desafios e tendência surge organizada em três fatores que se complementam:

Claranet - recursos humanos

  • promoção de uma cultura de data-driven, assente em mais transparência, rigor, responsabilidade e em mais informação;
  • aposta no reforço do engagement com o colaborador, numa fase de menor presença no escritório, encontrando um equilíbrio entre o bem-estar e a cultura da organização;
  • e promoção de uma liderança de maior proximidade, que promova uma cultura forte e coerente, o envolvimento dos colaboradores e o conhecimento da estratégia em vigor, de modo a aumentar a motivação.

“O indivíduo assume um papel cada vez mais significativo e a palavra liderança faz cada vez mais sentido” afirmou Catarina Graça, defendendo que “isso só pode acontecer havendo uma liderança de proximidade”.

Para reforçar o papel do colaborador e da liderança de proximidade neste novo paradigma de trabalho, a Diretora de Recursos Humanos da Claranet usou uma ideia de Barack Obama para o resumir: "Nós somos a liderança que procuramos”.

Claranet no Building the Future 2022

Catarina Graça participou na edição 2022 do Building the Future como Keynote Speaker, numa apresentação inserida no tema FUTURE, com o título "People, Leadership & Culture".

Aquele que é considerado o evento mais importante em Portugal sobre transformação digital, e do qual a Claranet foi Red Sponsor, contou ainda com a participação de especialistas da Claranet em duas Code Sessions - sessões técnicas para profissionais TI: "Innovate your Business Processes with Power Platform", apresentada por André Reis e Pedro Mourão Martins; e “Threat Hunting with Azure Sentinel”, da autoria de Miguel Nunes e Pedro Sousa.

Claranet | Carreiras