Catarina Graça fala de novos hábitos dos gestores de RH no modelo de trabalho híbrido

Claranet Portugal - Alexandre Ruas, Executive Director - Operations

Em declarações ao Jornal ECO, a Human Resources Director da Claranet explicou como os gestores de pessoas estão a enfrentar os desafios de apoiar essas mesmas pessoas com os novos modelos de trabalho.

Catarina Graça falou ao ECO da sua própria experiência como exemplo da nova organização do trabalho dos responsáveis de RH no regresso ao escritório, destacando a importância de encontrar formas de equilíbrio entre o trabalho remoto e o presencial.

Cerca de dois anos após a passagem da maioria das organizações a nível global para trabalho remoto e de uma alteração significativa dos hábitos dos colaboradores, este regresso implica alterações em alguns dos processos, adaptados ao conceito de trabalho híbrido.

Como exemplo, uma das alterações que a representante da Claranet introduziu nos seus hábitos profissionais foi a definição semanal de espaço na agenda para as funções que exigem maior foco e concentração. Catarina Graça refere que foi a forma encontrada para contrariar “o aumento de reuniões por Zoom/Teams e de chamadas telefónicas”.

Em contraponto, a representante da Claranet afirmou que pretende deixar de lado as reuniões de equipa por videochamada, esperando, “idealmente, voltar a ter a reunião semanal de equipa de forma presencial.”

in ECO