Catarina Graça fala ao TeK Sapo sobre estratégia de RH da Claranet

Catarina Graça - HR Director - Claranet

Catarina Graça
HR Director - Claranet Portugal

Entre o trabalho híbrido e as estratégias de retenção e contratação de talento, a Diretora de Recursos Humanos da Claranet revelou ao TeK Sapo alguns dos caminhos que a estratégia de RH da empresa pode seguir.

Catarina Graça voltou a confirmar que a Claranet pretende manter o modelo de trabalho híbrido para os colaboradores cujas funções o permitam, como forma de potenciar o que o trabalho remoto tem de positivo, para a empresa e para a vida pessoal dos colaboradores.

Segundo a HR Director da Claranet, “em muitas situações, o facto de as equipas terem mais autonomia e flexibilidade traduz-se numa melhor organização do seu tempo e na gestão mais eficiente do seu trabalho”.

No entanto, Catarina Graça defende que deverá existir um equilíbrio entre o trabalho à distância e o contacto presencial entre colegas, de forma que não se perca a cultura da empresa:

O que tínhamos e vivíamos numa era pré-pandemia teve de ser adaptado para manter a motivação, o espírito de equipa e o compromisso com a organização por parte dos nossos colaboradores.

A responsável pelos Recursos Humanos da Claranet Portugal refere que a empresa está a criar novas rotinas de trabalho e de contacto entre colaboradores, com mais comunicação, formação, momentos de convívio e momentos 1:1, por exemplo, “para que a relação que existe entre pessoas e empresa não se perca”.

Mais recrutamento

Se o modelo de trabalho híbrido pode também ser um chamariz para reter colaboradores, no caso do recrutamento alarga também as possibilidades de contratar profissionais que vivam em zonas mais distantes da empresa, ou mesmo noutros países.

Neste contexto, Catarina Graça refere que a ideia é também passar de um processo de recrutamento 100% remoto - adotado em face da pandemia -, para um modelo misto:

Na fase atual e para o futuro a intenção é manter uma abordagem híbrida, com momentos presenciais, nas fases finais do processo de recrutamento, e momentos em formato remoto, como no caso das primeiras entrevistas ou a realização de testes de seleção.

Quanto às atuais estratégias de contratação da Claranet, sobretudo ao nível de profissionais de TI, a HR Director da Claranet disse ao TeK Sapo que a empresa está a recrutar ativamente em Portugal e no Brasil, tendo cerca de 80 vagas em aberto para várias áreas da empresa.

in TeK Sapo - artigos regresso ao escritório e recrutamento