Catarina Graça destaca a nova dinâmica nas contratações de profissionais de TI em Portugal

Claranet Portugal - Catarina Graça, Diretora de RH

Catarina Graça, HR Director, Claranet Portugal

Em declarações à revista Exame Informática sobre a escassez de profissionais de TI, a Diretora de Recursos Humanos da Claranet falou das estratégias que as empresas estão a adotar para garantir novas contratações.

A grande falta de profissionais de TI em Portugal torna a concorrência pelas contratações “muito agressiva”, o que leva as organizações a procurar novas estratégias de recrutamento, que permitam cativar os profissionais.

Catarina Graça sintetizou desta forma o atual cenário da contratação de profissionais de tecnologias em Portugal e a nível global, avançando com algumas das práticas que as empresas estão a usar para ultrapassar estes desafios.

Uma das soluções avançadas pela responsável de RH da Claranet – e que a empresa tem em prática há vários meses - passa pela mobilização interna dos colaboradores, através de um programa que premeia quem referenciar um novo colaborador - “é uma das fontes que acaba por ter sucesso”, explica Catarina Graça.

Outra solução tem passado pelo recrutamento de profissionais no estrangeiro, sobretudo no Brasil, bem como pelo aproveitamento da dinâmica que o trabalho em modo remoto trouxe ao setor. Catarina Graça explica que passou a ser possível contratar profissionais baseados noutras geografias, mesmo além-fronteiras, apesar de o modelo de trabalho remoto abrir também as portas à contratação dos profissionais portugueses por organizações internacionais.

“Deixámos de estar num contexto que era meramente nacional, competíamos com as empresas que estavam cá, e começamos a competir com empresas a nível internacional” – conclui.

in Exame Informática, dezembro 2021