Candidaturas ao Prémio Nacional de Inovação estão oficialmente abertas

António Miguel Ferreira, Managing Director da Claranet Portugal, deu o mote para o início do período oficial de candidaturas ao Prémio Nacional de Inovação, que decorre até 30 de abril.

Claranet Portugal - Prémio Nacional de Inovação

António Miguel Ferreira
Managing Director - Claranet Portugal

Foi com histórias reais de inovação e de sucesso que as candidaturas ao Prémio Nacional de Inovação foram oficialmente abertas, num evento realizado no dia 15 de fevereiro no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, que contou com a presença dos representantes das entidades envolvidas na sua realização - Claranet, Jornal de Negócios e BPI –, da NOVA SBE como Knowledge Partner e da COTEC como Parceiro Institucional.

Perante mais de uma centena de convidados, o Managing Director da Claranet Portugal começou por apresentar o conceito de inovação como “a arte que transforma ideias em realidade e que reinventa o mundo à nossa volta”, revelando depois que esta mesma definição fora afinal gerada… por um produto da inovação - o ChatGPT.

António Miguel Ferreira continuou a destacar o papel da inovação para o sucesso das organizações e das economias, dando como exemplo a própria Claranet em Portugal, que teve origem a partir de um modelo de negócio inovador:

Há 28 anos, em 17 de fevereiro de 1994, houve cinco jovens que se juntaram e criaram o primeiro fornecedor de acesso à Internet em Portugal, na altura, a Esotérica. Ora, a Claranet é a Esotérica e, de uma pequena start-up com cinco pessoas, hoje somos mil pessoas e o maior fornecedor de serviços de TI em Portugal, com mais de 200 milhões de euros de volume de negócios...

Claranet Portugal - Conferência Lançamento Prémio Nacional de Inovação

O responsável máximo da Claranet Portugal falou ainda da importância de apostar na inovação como um processo contínuo, defendendo que as organizações se deverão ir reinventando ao longo do seu percurso: “A inovação, mais do que um coelho tirado da cartola por um conjunto de cientistas ou investigadores é, sobretudo, incremental, vai-se fazendo, e precisamos de a ter nas nossas organizações se quisermos estar aqui no futuro”.

O evento contou ainda com a realização de um debate sobre os desafios da inovação em Portugal, que contou com a participação de Afonso Eça, Diretor Executivo do Centro de Excelência para a Inovação e Novos Negócios do BPI, Ana Casaca, Diretora de Inovação da Galp, Joana Mendonça, Presidente da Agência Nacional de Inovação - ANI e de Sérgio Silvestre, Diretor-Geral da Claranet Labs.

Prémios em nove categorias

O Prémio Nacional de Inovação tem como objetivo reconhecer e premiar a inovação em Portugal e abre as portas a projetos em nove categorias, organizadas em dois segmentos:

  • Tecnologia, que integra as categorias de Inteligência Artificial & Machine Learning, Transformação do Posto de Trabalho, Área de Cloud, Cibersegurança, Tecnologia Sustentável e Web 3.0;
  • Segmento de Negócio, abrangendo as categorias de Inovação em Grandes Empresas, Inovação em PME, Inovação em Empresa Pública ou na Administração Pública.

Além destas categorias será ainda atribuída uma distinção a “um empresário ou personalidade pela sua carreira, ousadia, empreendedorismo ou contributo para o desenvolvimento de um, ou vários, dos setores de atividade”, com a nomeação e a escolha dependentes exclusivamente do júri.

As candidaturas ao Prémio Nacional de Inovação podem ser efetuadas até ao dia 30 de abril de 2023, com o anúncio dos prémios previsto para o dia 20 de junho de 2023.

Tem um projeto e deseja concorrer? Pode encontrar todas as informações no site do Prémio Nacional de Inovação.

Saiba mais