Assessment é resposta prioritária para racionalizar custos com a cloud

Pedro Teixeira, Cloud Sales Specialist Claranet Portugal

Depois do investimento urgente na Cloud para fazer face à pandemia, as empresas devem apostar no assessment para racionalizar e rentabilizar os custos da Cloud.

O Cloud Sales Specialist da Claranet, Pedro Teixeira, defende que as empresas devem dar prioridade ao assessment como parte da sua estratégia digital pós-pandemia, recorrendo a Managed Services Providers para promover os processos de avaliação e otimização.

Durante uma mesa-redonda sobre Cloud Híbrida e Multicloud, organizada pela revista IT Insight, o representante da Claranet falou dos processos de migração urgentes que o contexto pandémico causou e da necessidade de otimizar agora esses processos de transformação digital já iniciados.

Com as opções de Cloud Híbrida e/ou Multicloud a surgir como as mais flexíveis, Pedro Teixeira defendeu a necessidade de as empresas promoverem a sua escolha de uma forma holística, olhando para as suas necessidades de forma integrada.

De nada vale um excelente assessment técnico se depois não houver capacidade e maturidade para implementar e rentabilizar as soluções apontadas

Além das estratégias de assessment, o representante da Claranet afirma assim ser importante perceber a maturidade do cliente em relação à Cloud, ao nível dos processos e das pessoas, de modo a garantir uma transformação eficaz. Segurança, velocidade, flexibilidade e otimização de custos são mais alguns critérios a ter em conta.