António Ribeiro fala dos perigos de cibersegurança no Dia da Internet mais Segura 2021

Claranet assinala o Dia da Internet mais Segura 2021

O Manager de Cyber Security da Claranet Portugal foi convidado para falar sobre os riscos de segurança associados às aulas online e ao trabalho remoto pela RTP3 e TVi24.

“Qualquer utilizador em teletrabalho, ou que tenha aulas em modo remoto, aumenta a sua exposição aos riscos de cibersegurança. Os jovens estão por esta altura entre os mais expostos, sobretudo pela utilização mais prolongada a plataformas colaborativas que, antes da pandemia, pouco ou nunca utilizavam.”

A opinião foi avançada por António Ribeiro durante a sua participação em programas noticiosos na TVI24 e RTP3 no âmbito do Dia da Internet mais Segura 2021, assinalado a 9 de fevereiro.

O especialista da Claranet alertou para o facto de todos os utilizadores serem um alvo possível de ataque, pelas mais diversas razões, explicando que “no setor empresarial existem razões diferentes do mundo académico, mas somos todos alvo de ataques”.

No caso dos estudantes, António Ribeiro defende um controlo maior por parte dos pais e uma sensibilização dos mais novos para os perigos associados à maior exposição online que possuem.

Esta geração está muito mais exposta e seguramente terá de ter mais cuidado com aquilo que expõe. (…) Cada vez que alguém coloca algum vídeo ou fotografia, irá ficar na Internet para sempre!

O Manager de Cyber Security da Claranet reconhece que nem sempre pais e professores possuem domínio sobre os temas de cibersegurança para que os possam explicar aos mais novos, remetendo neste caso para a informação disponibilizada pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

Em todo o caso, António Ribeiro defendeu que a educação é a principal arma para minimizar estes riscos: “há que olhar para a Internet e ter o mesmo tipo de comportamento do que temos no mundo físico” conclui.

Veja as entrevistas na TVi24 e na RTP3.

Cyber Security