António Miguel Ferreira: novo escritório coloca a Claranet no epicentro da inovação

António Miguel Ferreira, Managing Director - Claranet Portugal

António Miguel Ferreira
Managing Director - Claranet Portugal

O Managing Director da Claranet Portugal fala sobre as novas instalações no Hub Criativo do Beato, que vão ter como foco a tecnologia e inovação, e dar resposta ao novo modelo de trabalho que foi potenciado pela pandemia.

A opção pelo Hub Criativo do Beato teve por base diversos fatores de decisão, sendo os principais “a vontade que a Câmara Municipal de Lisboa tem de ter naquela zona um hub de inovação / criatividade / empreendedorismo […] e estarmos no epicentro daquilo que vão ser as empresas, pessoas e atores da inovação e da criação da zona de Lisboa.

Depois, temos a questão do novo modelo de trabalho que, no fundo, foi potenciado pela pandemia”, começa por explicar António Miguel Ferreira, em entrevista ao programa Negócios em Português, da TSF.

Após auscultação dos colaboradores, a Claranet concluiu que “preferem estar num modelo híbrido de trabalho” e as idas ao escritório são, sobretudo, importantes para “melhorar a colaboração, comunicação, team building, e é quando contribuem mais também para a criação da cultura empresarial da Claranet”, elabora o Managing Director.

Com um investimento na ordem dos cinco milhões de euros, o novo escritório vai operar num modelo de concessão, com a recuperação de um antigo museu militar. Trata-se de um edifício com dois pisos, que tem várias décadas e que será totalmente recuperado. A abertura está prevista para setembro ou outubro de 2022.

Em termos estratégicos, António Miguel Ferreira refere que o novo espaço “vai ser, por um lado, um pilar da Claranet no que diz respeito à inovação e, por outro lado, um pilar no que diz respeito ao novo conceito de trabalho mais social e mais colaborativo”. E acrescenta:

A Claranet tem, hoje, cerca de 800 colaboradores em todo o país. Em Lisboa, conta cerca de 200 a 300 colaboradores, tendo por objetivo chegar aos 500, nos próximos 4-5 anos.

O novo escritório representa, assim, novos postos de trabalho para dar resposta ao recrutamento que vai ser feito nos próximos anos, acompanhando a evolução da atividade do Grupo Claranet.

Embora o fecho do ano da Claranet seja feito em junho de cada ano, estando, portanto, desfasado em seis meses do ano civil normal, o Managing Director da Claranet Portugal afirma que já é possível fazer um balanço provisório, com um volume de negócios de cerca de 200 milhões de euros, o que representa um crescimento significativo face ao ano anterior. Parte deste crescimento resulta de aquisições de outras empresas por parte da Claranet, em Portugal, e uma parte muito significativa resulta do crescimento da atividade do grupo durante este ano.

“É um ano de forte crescimento e em que consolidamos uma posição que atingimos no início deste ano: a de número 1 em Portugal”, conclui António Miguel Ferreira.

in Negócios em Português, TSF, (27-12-2021)