António Maia defende participação cada vez maior dos colaboradores na construção do Workplace

Claranet Digital Workplace

A pandemia trouxe alterações irreversíveis ao Workplace tradicional, mas a maioria é benéfica para os colaboradores e para as empresas. A chave está em aproveitar a tecnologia para potenciar as capacidades individuais.

O novo conceito de mobilidade associado ao Workplace esteve em debate numa mesa-redonda virtual organizada pela revista IT Insight, na qual marcou presença António Oliveira Maia, Workplace Design & Adoption Director da Claranet.

O debate abordou várias dimensões que o trabalho remoto assumiu nas empresas por causa da pandemia – adoção forçada de IT, segurança, gestão de dispositivos, desenvolvimento de aplicações, cultura empresarial e Workplace do futuro – com os dois últimos tópicos a merecerem destaque por parte do representante da Claranet.

Sobre o risco de o trabalho remoto enfraquecer a cultura empresarial, António Oliveira Maia falou de um possível impacto, mas afastou um cenário de enfraquecimento das equipas pela falta de contacto presencial:

Não creio que o trabalho remoto vá destruir a cultura empresarial. Este reset tecnológico leva de facto ao aparecimento de subculturas informadas pelas tendências tecnológicas, e isto é um desafio, mas leva a que as pessoas se procurem diferenciar pelas suas capacidades.

Já em relação ao novo conceito de Workplace “pós-pandémico”, que deverá mudar de forma irreversível o formato dos postos de trabalho tradicionais, o Workplace Design & Adoption Director da Claranet defendeu que estamos a caminhar para um modelo mais uniformizado e ágil, que permite a rápida adaptação dos negócios.

No centro deste modelo, segundo António Oliveira Maia, estarão as pessoas e a sua participação cada vez maior na construção do Workplace, recorrendo à automatização de processos, ao conceito de “Bring Your Own Device” (BYOD) e até à utilização do low-code para permitir a rápida adaptação de aplicações.

Para este responsável da Claranet, adaptar o Workplace às necessidades das pessoas, apostando nas ferramentas de mobilidade para endereçar mudanças de contexto, será “uma forma inteligente” de atingir os resultados definidos.

Todas as ideias desta mesa-redonda estarão disponíveis na edição 27 da IT Insight (outubro de 2020).