“Acredito que os nómadas digitais serão a realidade futura” – Ricardo Moreira

Ricardo Moreira - Managed Workplace Services Director - Claranet Portugal

Ricardo Moreira
Managed Workplace Services Director - Claranet Portugal

Durante o fórum sobre Workplace Solutions promovido pela revista IT Insight, o Managed Workplace Services Director da Claranet Portugal elencou os principais aspetos tecnológicos que caracterizam os novos modelos de trabalho híbrido.

À medida que os profissionais regressam ao trabalho presencial, as organizações enfrentam cada vez mais desafios para se adaptarem aos novos modelos de trabalho híbrido e garantir experiências de utilização e conforto semelhantes às que os colaboradores conseguem noutros cenários.

A partir desta ideia, Ricardo Moreira falou sobre os principais aspetos que caracterizam esse regresso ao escritório e sobre as respostas que as organizações e a própria indústria de TI deverão dar para enfrentar esses desafios.

A uniformização da experiência de utilização, independente do local em que o colaborador está a trabalhar, é um dos aspetos que o representante da Claranet considera necessário melhorar, para que o regresso ao escritório seja feito “de uma forma o mais confortável possível.”


Já não é relevante se estamos em casa ou no escritório, é importante sim ter plataformas que permitam continuar a ser produtivo e tirar a melhor experiência de utilização da tecnologia.

Ricardo Moreira
Managed Workplace Services Director - Claranet Portugal

Para melhorar essa experiência, Ricardo Moreira considera essencial os fabricantes de equipamentos prepararem os seus dispositivos para as exigências de uma utilização cada vez mais mobile-first: “O que se pretende é começar a orientar aquilo que é o browser de um telemóvel, eventualmente de um tablet e depois ir caminhando no sentido de disponibilizar mais interações e mais complexidade para aquilo que são os browsers dos comuns desktops”.

No entanto, à medida que se avança para esse objetivo, a questão da segurança deverá estar sempre na mente dos fabricantes. “Não podemos esquecer que estes devices vão estar a utilizar redes muitas vezes não tão confiáveis como os sistemas no escritório. Portanto, acaba por ser importante dar equipamentos cada vez mais móveis e cada vez mais interativos, mas ter uma preocupação com aquilo que vai ser o modelo de implementação, o modelo de gestão e, obviamente, o mais importante desta equação, própria segurança desses equipamentos e dos acessos”.

Por fim, o Managed Workplace Services Director da Claranet destacou o papel da tecnologia 5G como enabler da mobilidade que caracteriza os novos modelos de trabalho. Ricardo Moreira chamou a atenção, uma vez mais, para a questão da segurança dos dispositivos conectados, mas apontou a rapidez do acesso como um trunfo diferenciador, que permitirá aos utilizadores ter velocidades muito semelhantes – e, em alguns casos, mais rápidas - do que temos no escritório e em casa, com um contributo óbvio para a mobilidade.

Acredito que os nómadas digitais serão a realidade futura, o que será bom para a economia do país e um avanço tecnológico para algumas regiões.

in IT Insight #37