"A Cloud é a solução mais segura para guardar a informação"

Claranet posicionada no Magic Quadrant da Gartner para Managed Workplace Services (MWS) na Europa

Pedro Teixeira, Cloud Sales Specialist da Claranet, defende as virtudes da Cloud pública na proteção da informação, mas alerta para a necessidade de as organizações prepararem de forma correta os processos de migração para estas tecnologias.

A importância da Cloud pública na proteção da informação foi um dos temas em destaque na mesa-redonda sobre Cloud XaaS organizada pela revista IT Insight para a sua edição de julho.

Em representação da Claranet, Pedro Teixeira destacou as virtudes da Cloud Pública e das infraestruturas de Cloud, no geral, como soluções que oferecem garantias de segurança e proteção da privacidade dos dados, face a outro tipo de plataformas.

No entanto, questões como a privacidade dos dados e dos metadados, a retenção da informação, a garantia da manutenção dos workloads dentro da União Europeia ou o conhecimento atempado de situações de data bridges constituem preocupações a ter por parte dos providers e dos clientes.

Pedro Teixeira defende a aplicação correta de políticas de proteção de dados como forma de cumprir os requisitos legais aplicáveis à utilização da Cloud. Para isso destaca a importância do know-how e experiência dos providers no cumprimento desses requisitos, bem a necessidade de realizar um assessment junto do cliente, para perceber se a organização está preparada para gerir processos e informação em Cloud pública.

Outra das vantagens destacadas pelo especialista da Claranet é o potencial das tecnologias de Cloud como facilitadoras de inovação nas organizações. Pedro Teixeira deu como exemplo os projetos que já utilizam Inteligência Artificial nos assistentes virtuais e para tratamento de dados, ambos no setor bancário, referindo que este tipo de utilização irá aumentar com o advento das Cloud distribuídas, Internet of Things (IoT) e modelos de Edge Cloud, entre outras tecnologias.

Cloud