“A Cloud deve ser encarada como um 'enabler' do negócio”

Vasco Afonso - Head of Cloud & Security - Claranet Portugal

Vasco Afonso
Head of Cloud & Security - Claranet Portugal

Em declarações à revista Business.IT, Vasco Afonso, Head of Cloud & Security na Claranet Portugal, defende uma transição “bem executada” para estas plataformas como forma de reduzir os custos com as TI.

A escolha correta dos serviços de Cloud a adotar, em função das necessidades, bem como a otimização contínua desses mesmos serviços, podem ajudar uma organização a reduzir os seus custos com as TI até 50%.

A garantia é deixada por Vasco Afonso em declarações à revista Business.IT, num artigo que explora a discussão à volta dos reais custos de uma transição para a Cloud. Segundo o Head of Cloud & Security da Claranet, em termos genéricos a Cloud não é demasiado dispendiosa, embora continuem a existir desafios associados ao aumento de custos em muitas organizações que migram para a Cloud.

Na maioria dos casos a escalada de custos com a Cloud resulta de uma incorreta elaboração do business case - que é sempre específico de cada organização.

Para conseguir tirar partido do valor desta tecnologia, Vasco Afonso defende que as organizações devem decidir a migração com base numa decisão de negócio e não do IT, já que é de um investimento que se trata. “A Cloud não deve ser encarada como um custo de TI, mas sim como um 'enabler' ao negócio, na medida em que pode fomentar a inovação de novos serviços e produtos, novos modelos de negócio, chegar a novos mercados e aumentar a eficiência e velocidade de entrega, entre outros aspetos.”

Por outro lado, o Head of Cloud & Security da Claranet defende a adoção de serviços nativos da Cloud por parte das organizações, como forma de obter soluções de TI por uma fração do preço do que custam as soluções tradicionais. E refere ainda ser essencial investir em práticas de Cloud FinOps, para que a escolha dos serviços e dos modelos de aquisição dos mesmos sejam continuamente otimizados.

“A decisão de migrar para a Cloud deve obedecer a um conjunto de critérios que cada organização deve definir - e que a cloud deve ajudar a responder” - conclui Vasco Afonso, defendendo que cabe às organizações identificar as barreiras internas ou externas a ultrapassar para executar o seu plano de transformação com sucesso.

in Business IT

Cloud