Está a chegar ao fim do suporte Windows ou SQL Server?

O anúncio de fim de vida representa um momento crítico no ciclo de produção de qualquer aplicação

O fim do suporte (EOL, End-of-Life) significa o fim das actualizações de segurança. Com os ciber-ataques a tornarem-se cada vez mais sofisticados e frequentes, manter as aplicações e os dados em versões não suportadas implica assumir um risco elevado face aos riscos de segurança e cumprimento de requisitos regulamentares como o RGPD.

A família de produtos Windows Server 2008 e SQL Server 2008 foi óptima para a sua época mas está a chegar ao fim do seu ciclo de vida. A Microsoft Lifecycle Policy garante 10 anos de suporte (5 anos de Mainstream Support e 5 anos de Extended Support), por isso recomenda-se que sejam actualizados para as versões mais recentes para melhor performance, eficiência e segurança.

Esta é uma excelente oportunidade para renovar aplicações e infraestrutura, aproveitando os benefícios da cloud e das versões mais recentes do SQL Server e do Windows Server.

Versões de software em fim de vida:

  • Windows Server 2008 R2 mainstream support terminou em Janeiro de 2015
  • Em Janeiro de 2020 termina todo o suporte ao Windows Server 2008
  • SQL Server 2008 mainstream support terminou em Julho de 2014
  • Em Julho de 2019 termina todo o suporte ao SQL Server 2008

Solicitar mais informações

Extended Security Updates gratuitos com migração para Azure

Sabemos que pode ser difícil realizar a actualização dos sistemas antes da data limite de fim do suporte. Para endereçar esta necessidade a Microsoft anunciou o programa de Extended Security Updates, que prolonga as actualizações por mais três anos após o fim do Extended Support. Este programa está disponível gratuitamente na cloud Azure, para as versões 2008 e 2008 R2 do SQL Server e do Windows Server.

Ao alojar estes sistemas em Azure, sem necessitar de fazer alterações de código nas aplicações, fica com mais tempo para planear a evolução para novas versões como o SQL Server 2017 ou Windows Server 2016, ou mesmo beneficiar de todo o portfólio de serviços da plataforma Azure, como o Azure SQL Database Managed Instance.

Independente do modelo de licenciamento

Independentemente de ter um Enterprise Agreement, Open Volume, SPLA ou qualquer outro modelo de licenciamento, qualquer versão legacy de Windows Server ou SQL Server pode ser migrada para Azure e beneficiar de Extended Security Updates, desde que tenha a subscrição ou o Software Assurance em vigor à data da migração. Estas actualizações são gratuitas para sistemas em Azure, mas têm um custo de 75% do valor da licença anual para sistemas on-premises.

Esclareça as suas dúvidas connosco

Fale com um membro da nossa equipa

Por favor, ligue-nos através do número 707 50 51 52 entre as 09:00 - 18:00 de Segunda a Sexta para falar com um membro da nossa equipa comercial ou de suporte.