All we need is Data
Potencie a geração de valor para o negócio e operações da sua organização com serviços de Data & AI.
Data Platforms
Desenho, arquitetura, deployment e operação de Data Platforms para o alojamento, processamento, governance, e geração de insights
Data Integration
& Virtualisation
Integração e virtualização de dados, ideal para o desenvolvimento de Data Products associados a Data Domains
Data Engineering
& Modelling
Processamento, correlação e modelação para que os dados brutos máquina sejam transformados em informação crítica para o negócio e operação
Data Governance & Management
Desenho e implementação de processos e modelos de governance que asseguram a disponibilidade, qualidade, consistência e segurança dos dados
Intelligent APPs
& Use Cases
Desenvolvimento de Use Cases, Soluções, e Aplicações que fomentam o processo de evolução e transformação do negócio e operação apoiado em Data & AI
Data Platforms
Serviços de assessment, desenho, arquitetura, deployment, operação e governance de plataformas de dados para endereçar os objetivos específicos de um departamento ou equipa, ou transversais para servir a organizações como um todo.
Big Data e Computação Distribuída
Soluções de dados desenhadas à medida, por tecnologia de parceiros e/ou open source, de modo a satisfazer as necessidades verticalizadas das unidades de negócio e departamentos das organizações.
Data Lakehouses
Soluções que conjugam a capacidade de storage otimizado e processamento linear de dados estruturados e não estruturados dos Data Lakes, com a organização, correlação, metadados e governance das EDW (Enterprise Data Warehouse).
Data Fabric
Plataformas de serviços, ferramentas e APIs que permitem às empresas produzir e consumir os dados de forma célere e autónoma, assegurando o ciclo de vida completo dos Data Products: desenvolvimento, aceitação, publicação, pesquisa, assimilação, governance e utilização. Estas soluções são habitualmente a base tecnológica para iniciativas de transformação organizacional, como é o caso de Data Mesh.
Data Integration & Virtualisation
Data Integration
Serviços de integração de dados, compostos por processos de ingestão (ETL, ELT, CDC), tratamento, limpeza, transporte, correlação, enriquecimento e anonimização de dados provenientes de fontes variadas.
Data Virtualisation
Modelos de dados virtuais, customizados às necessidades dos vários departamentos e equipas, através de interfaces standards (APIs, ODBC, JDBC, etc.) e sem movimentação ou replicação de dados . Estas soluções são frequentemente utilizadas na conceção dos Data Products dos vários Data Domains.
Data Engineering & Modelling
Data Engineering
Serviços de processamento de raw data através da criação e manutenção de pipelines desenvolvimento de políticas de governance e segurança de dados; e desenho de algoritmos para transformação de dados máquina em insights e ações.
Modelação
Correlação e modelação de dados com o objetivo de produzir informação relevante para o negócio, engenharia e operação das empresas, através de técnicas convencionais, como Entity Relationship ou Dimensional, ou mais específicas, como Digital Twins & Graphs.
Data Governance & Management
Data Management
Serviços de definição e implementação das várias dimensões de Data Governance – Lineage, Catálogo, Audit, Controlo de Acessos, Qualidade, Privacidade e Segurança da informação – em organizações de larga-escala e com ecossistemas complexos.
Master & Reference Data
Serviços de MDM (Master Data Management), para satisfazer as necessidades de Master, Reference Data, e Metadados, transversalmente aos vários departamentos e unidades de negócio.
Intelligent APPs & Use Cases
Serviços, tecnologia e aceleradores que estimulam o desenvolvimento de Use Cases e Intelligent APPs impulsionadas por Inteligência Artificial, através da interseção de técnicas de Data & AI com conhecimento especializado dos setores em que a Claranet opera.
Operational
Root Cause Analysis
Visão unificada das várias plataformas e aplicações, alavancada por uma topologia comum e complementada com Machine Learning, potenciando assim a aceleração da identificação e resolução de perdas de serviço e experiência, bem como a segregação da anomalia principal das inerentes.
Ticket Summarization and Classification
Identificação, caracterização e reencaminhamento automatizado de tickets, de forma a reduzir a intervenção humana e acelerar o processo de resolução.
Anomaly Detection & Predictive Maintenance
Deteção de padrões anómalos e identificação prévia de falhas através de técnicas de Machine Learning, de modo a acelerar o Mean Time to Repair (MTTR).
Process Automation
Automação de processos através da interseção de regras de negócio com algoritmos de Machine Learning, por forma a melhorar a precisão e cobertura de atuação da automação tradicional, baseada em regras.
Observability & End-to-End Monitoring
Serviços de Observability e E2E Monitoring para a supervisão da disponibilidade e performance dos sistemas e aplicações através dos seus outputs, com o objetivo de obter uma perceção próxima da experiência do utilizador final. Através de Software Instrumentation e standards como OpenTelemetry, a informação utilizada em Observability é mais fidedigna e pormenorizada, o que promove a compreensão minuciosa sobre o funcionamento interno das aplicações e acelera o Troubleshooting e resolução de problemas.
Business
Data Monetisation
Processamento e análise de dados agregados e anonimizados, enriquecidos com fontes externas, e que potenciam a permutação destes como ativo interno, para parte integrante da oferta comercial das empresas.
Smart Capex
Modelos de correlação, gestão da capacidade e experiência (QoE) das plataformas e serviços, com a receita financeira associada, de modo a identificar os investimentos (CapEX) que mais fomentam a perceção dos clientes finais, concomitantemente, com o melhor cenário de ROI (Return on Investment).
Recommendation Engines
Modelos de recomendação de conteúdo a partir de padrões de consumo e de utilização dos produtos e serviços, baseados em técnicas de personalização, conteúdo popular, conteúdo similar e popularidade geográfica.
Forecasting
Projeção de cenários baseados em acontecimentos e factos passados, com o objetivo de antecipar ocorrências e, assim, apoiar a tomada de decisão.
360 Customer and Product Analysis
Correlação e modelação das múltiplas fontes de dados de negócio e operação de modo a desenvolver uma análise de cliente e/ou produto que materialize a totalidade da Customer Journey Map.
Why the Data?
Insights
Conhecemos de perto os desafios enfrentados diariamente pelas organizações que empreendem a modernização das suas operações