Harness the power of Cloud. Now.

A Cloud está a potenciar o desenvolvimento de novos modelos de negócio que estão a desafiar o status quo. O momento para explorar a vantagem competitiva da Cloud... é agora.

Há boas razões por detrás da revolução da Cloud. A tecnologia cada vez mais sofisticada, a maturidade da engenharia e a experiência na gestão da Cloud estão a conduzir a maiores receitas, proporcionando mais capacidade, inovação de produtos e serviços, maior agilidade e flexibilidade e maior satisfação do cliente.

On the journey together

Mover o seu álbum de família para a Cloud, para que fique em segurança, é fácil. Mudar o seu negócio, é uma questão bem diferente. Mas, hoje em dia, a Cloud é o destino de eleição de quase todos os negócios, sendo Microsoft Azure, AWS e Google Cloud Platform os líderes destacados.

Somos uma empresa de Cloud. Estamos empenhados na nossa Missão e em ser um parceiro de eleição para todos os nossos clientes.

We breathe Cloud

É possível que conheça a Claranet pelo extenso portfolio de alojamento e datacenters. Mas hoje somos, acima de tudo, uma empresa de Cloud.

Investimos muito para nos tornarmos num parceiro de eleição e ajudar empresas e negócios a tirar o máximo partido da flexibilidade e agilidade extra da Cloud. Contratámos o melhor talento, investimos nas melhores ferramentas e concebemos soluções que promovem uma migração bem-sucedida para serviços baseados na Cloud.

O resultado: pode contar com um exército de engenheiros, arquitetos e gestores de projetos Cloud que o vão ajudar a tomar as decisões certas na altura certa, e alavancar o desenvolvimento do seu negócio na SUA própria jornada de Cloud.

Quer já esteja parcialmente na Cloud e procure soluções de otimização ou adoção de tecnologia Cloud Native, ou esteja a planear os primeiros passos para a migração de um datacenter tradicional, estamos aqui para ajudar.

Desde projetos que necessitam de tecnologia nativa da Cloud para resolver um problema, até migrações completas de organizações inteiras, a equipa Claranet garante o apoio experiente de que necessita.

Em muitos casos, este apoio inicial cresce para uma parceria de longo prazo, que conta com equipas que trabalham em estreita colaboração com o cliente para melhorar e modernizar continuamente o ambiente Cloud, e introduzir serviços novos e flexíveis.

Definimos o caminho de migração certo para o seu negócio.

First steps

Não partimos do princípio de que temos todas as respostas para a sua organização. Reconhecemos que cada negócio tem os seus próprios desafios e gostamos de trabalhar em conjunto com os nossos clientes para identificar o caminho certo a seguir. Para ajudar a definir os primeiros passos da jornada para a Cloud, desenvolvemos um compromisso estruturado a que chamamos Competitive Edge. Asseguramos, assim, que o seu negócio obtém uma vantagem real e mensurável sobre a concorrência, através da adoção da Cloud, mas da forma correta.

Competitive Edge é um compromisso de consultoria que estabelece uma estrutura de adoção da Cloud, orientada por dados e baseada em factos, de forma que se adequa ao ambiente específico de cada organização, à sua tecnologia, recursos humanos e respetivas competências. É importante salientar que não se trata de um processo aberto. É um processo de tempo limitado, que recorre a artefactos concretos para obter resultados claros e práticos.

A equipa Claranet trabalhará consigo para:

  • Assessment da Infraestrutura de TI e Aplicações que tem hoje (muitas vezes, pode ser uma surpresa). Desenvolvemos um conhecimento partilhado do legado tecnológico. Identificamos a forma como dados e processos correm na sua infraestrutura e concentramo-nos nas principais aplicações e serviços que mantêm o seu negócio em funcionamento.
  • Construir uma Estratégia Cloud adaptada aos seus objetivos e necessidades. Avaliamos a capacidade interna da organização, a configuração organizacional atual e as competências necessárias para a Cloud, e fornecemos um caminho documentado, baseado nas melhores práticas da indústria, com o objetivo de ajudar o negócio a alcançar os resultados desejados.
  • Estabelecer o caminho de migração para a Cloud e o plano do projeto Aconselhamos com clareza sobre que partes do IT e Aplicações podem ser migradas para a Cloud, o que não pode ser migrado e o melhor plano de ação para mitigar riscos e manter a continuidade do negócio. Não há respostas certas e únicas. O caminho da migração para a Cloud deve ser construído em torno do seu negócio.
  • E muito importante - criar o Business Case para atribuir um claro valor e custo conhecido da migração para a Cloud. Quanto custa chegar lá? Quanto vai custar a operação quotidiana na Cloud? Como pode ser otimizada e ao longo de quanto tempo? Qual o "custo total de propriedade" da Estratégia Cloud. Com este nível de detalhe, terá à sua disposição as ferramentas necessárias para promover o seu projeto de migração para a Cloud na sua organização.

O Competitive Edge goza de uma excelente reputação junto dos nossos parceiros Public Cloud Providers, como a Microsoft, Amazon e Google. É que ajuda os clientes a dar, com êxito, os primeiros passos em Azure, AWS e Google Cloud, obtendo benefícios operacionais e financeiros a longo prazo que advêm de uma adoção bem pensada e planeada. De facto, é frequente que o Competitive Edge seja promovido e financiado por um dos principais Cloud Providers como a sua abordagem preferida. Por outras palavras, é possível traçar claramente a sua jornada para a Cloud sem qualquer compromisso, e a custo mínimo ou nulo.

O passo seguinte é: como executar a sua migração para a Cloud?

O seu Planeador de Jornada Inicial: acelere até à Cloud a toda a velocidade.

Move fast

Migração rápida e sem problemas é o nosso objetivo. Queremos levá-lo para a Cloud rapidamente, mas em segurança. É verdade que o "lift-and-shift" tem má fama, sobretudo, se nada mais se alcançar com a adoção da Cloud do que uma simples movimentação de ativos sem qualquer modernização. A indústria está cheia dessas histórias de terror.

Mas muitas vezes, esta é a melhor estratégia, para uma migração rápida e sem grandes sobressaltos sobretudo em situações de urgência como um datacenter que necessita de ser encerrado, a renovação de licenciamento ou equipamentos que chegaram ao fim da linha... e o atraso numa migração poderá levar a custos elevados.

Nestes casos, a palavra de ordem é velocidade, pelo que a estratégia ideal é o “lift-and-shift” seguindo-se uma modernização das aplicações. De facto, efetuámos muitas migrações deste tipo, de grandes dimensões e com o mínimo de perturbações no dia a dia do negócio, que resultaram em benefícios financeiros e operacionais mensuráveis a longo prazo. O que é fundamental é trabalhar de perto com os nossos clientes para assegurar que a otimização, a modernização e a transformação sejam planeadas - antes, durante ou depois da migração.

Já demonstrámos a um cliente um "custo de Cloud" pós "lift-and-shift" de cerca de 35 milhões de euros, ao longo de 5 anos. Mas, através da aplicação rigorosa de serviços de FinOps, da implementação imediata da otimização de recursos, a par da modernização de serviços (para alternativas PaaS, por exemplo), de forma transversal ao negócio do Cliente - das soluções mais fáceis e imediatas até às mais difíceis e complexas e, mais tarde, até às soluções em fim de vida - foi possível concretizar uma redução para menos de 12 milhões de euros, no mesmo período de 5 anos. É por isso que afirmamos que a Jornada é o mais importante.

Reconhecemos que nem tudo pode migrar para a Cloud. As questões técnicas e de segurança vão diminuindo de ano para ano, mas ainda existem algumas razões, como obrigações legais de manter dados ou o aumento da regulamentação sobre dados e governança que levam, frequentemente, pelo menos a curto prazo, à necessidade de manter a infraestrutura de IT antiga.

A experiência da Claranet como prestador de serviços geridos em Edge, Datacenter e Clouds Públicas permite-nos oferecer soluções híbridas. Prestamos todos os serviços tradicionais em conjunto com os mais inovadores, criando uma solução holística customizada - apoiamos a Jornada completa para a Cloud, ao longo de muitos anos.

A rápida migração para a Cloud é apenas o início da Jornada. É por isso que nos certificamos de que os próximos passos já estão mapeados, para que o seu negócio possa realmente ganhar asas.

In for the long journey

Toda a raison-d’etre do negócio da Cloud na Claranet é construir relações de longo prazo com os nossos clientes.

Não somos uma mera consultora que resolve problemas imediatos e, depois, segue em frente. Não somos certamente apenas uma empresa de "lift-and-shift" que contrata a empresa de mudanças e depois diz "trabalho feito".

O nosso foco é fornecer os serviços certos para que cada cliente cresça e seja competitivo no futuro. Tanto quanto quiserem, ou tão pouco quanto precisarem.

FinOps são um bom exemplo, já que podem não ser a prioridade quando se pensa em serviços geridos. A Cloud não deve ser sempre considerada um exercício de poupança de custos por si só - mas sim uma solução holística que pode, muitas vezes, representar uma redução significativa dos gastos a longo prazo. Feito incorretamente, pode ser altamente dispendioso. É necessário um conhecimento especializado de Cloud Economics e uma aplicação rigorosa de FinOps, para gerir continuamente e assegurar que o custo da Cloud é previsível e se torna o mais eficiente possível. Isto faz parte dos serviços geridos da Claranet e, enquanto parceiros de longo prazo dos nossos clientes, otimizamos todos os dias para garantir que os gastos são previsíveis, controlados e eficientes.

Muitas vezes, na sequência de um "lift-and-shift" de uma infraestrutura de TI tradicional, pode ser necessário incluir serviços informáticos tradicionais geridos (service desk, processos ITIL, gestão formal de incidentes, etc.). Noutros casos, uma solução DevOps informal e ágil pode ser mais atrativa, com as equipas da Claranet e do Cliente a trabalhar em conjunto (com os SLAs mais elevados e disponibilidade empenhada). Para outros, a Claranet pode atuar como um fornecedor de garantia de segunda e terceira linha, para apoiar equipas internas.

O serviço da Claranet é tão flexível e ágil como a própria Cloud. Já não existem compromissos obrigatórios de vários anos e com gastos mínimos. Confiamos na qualidade do nosso serviço para que o cliente o escolha vezes sem conta - para que a Claranet se torne no parceiro de eleição para manter o o seu IT baseado na Cloud a funcionar de forma fiável dia após dia, ano após ano.

Disponibilizamos um leque de opções e, mais importante ainda, com baixos níveis de compromisso. Podemos fazê-lo porque não somos proprietários da plataforma e não precisamos que a financie - está tudo na Cloud. Portanto, podemos trabalhar consigo dia a dia, mês a mês, ano a ano.

A etapa mais emocionante: a oportunidade de explorar, fazer novas perguntas e libertar a curiosidade.

Time to grow

Migrar para a Cloud é um esforço enorme, e quando o negócio finalmente chega à Cloud... a Jornada ainda está só a começar.

Agora, é o momento certo para modernizar e otimizar o seu IT, para que possa gerir custos com eficácia e tirar o máximo partido de tecnologia Cloud Native. É também a altura indicada para criar serviços inovadores, totalmente Born in the Cloud.

Quer se trate de construir uma plataforma flexível de eCommerce, auto-escalável e auto-regenerativa que possa lidar com enormes picos de procura na Black Friday, ou de assumir controlo de Big Data com Machine Learning e Inteligência Artificial, a melhoria contínua e a inovação na Cloud pode transformar o seu negócio.

Esta etapa da Jornada é onde começámos há vários anos atrás, e podemos agora oferecer experiência de líderes mundiais.

É a etapa mais emocionante: a oportunidade de explorar, fazer novas perguntas e libertar a curiosidade.

Está a pedir-nos que cuidemos do seu bebé na Cloud. Precisa de saber que está seguro.

Secure by design

Disponibilizamos ao cliente um novo ambiente Cloud completamente seguro. Não há "se", nem "mas".

Em cada projeto, a Segurança na Cloud é um dos primeiros passos. Não fica para o fim e, na verdade, faz parte de todas as conversas.

Investimos muito na migração e gestão segura de dados e a Segurança na Cloud é um dos mais importantes instrumentos do planeamento, que entregamos como parte integrante do serviço de consultoria Competitive Edge.

Garantida a integração da Segurança na Cloud no plano e os dados e sistemas do cliente estão mais seguros na Cloud do que em datacenter próprio.

O nosso objetivo é simples: ser um parceiro com um serviço fantástico.

And finally…

Queremos ser O PARCEIRO de confiança de longo prazo. O nosso compromisso é ajudar continuamente o nosso Cliente na sua Jornada de Cloud. Para alcançar os melhores resultados para todos, desenvolvemos uma abordagem exponencialmente mais flexível do que a forma como as relações tradicionais de serviços de TI funcionavam.

Tudo isto assenta num enorme investimento para desenvolver o negócio da Cloud na Claranet, criando um Centro de Excelência de Cloud que desafia limites e surpreende os clientes sempre e de novo.

Em última análise, a ambição da Claranet é a sua ambição. É ver os nossos clientes tirar pleno partido da flexibilidade, agilidade e poder da Cloud e desta forma fazer crescer os seus negócios.

Adoraríamos conversar. A transformação Cloud baseada em resultados começa com um diálogo. Use o formulário abaixo para nos contar um pouco sobre o seu negócio e os desafios que enfrenta e em muito pouco tempo estaremos a falar consigo!

Insights

Conhecemos de perto os desafios enfrentados diariamente pelas organizações que empreendem a modernização das suas operações

Fale connosco agora