Transição com sucesso para SaaS para um líder de serviços financeiros internacionais

Vermeg

A Vermeg é um software house especializada que actua em três segmentos no mercado de financial services: banca, wealth & asset management e seguros. A Vermeg tem cerca de 1100 colaboradores, com presença em França, Reino Unido, Alemanha, Japão, Hong Kong, Luxemburgo, Singapura, Holanda, Espanha, Estados Unidos, Tunísia e África do Sul. Fornece serviços a mais de 500 clientes em 40 países.

As soluções da Vermeg são desenhadas para endereçar os desafios ligados à transformação digital do sector de serviços financeiros. O principal enfoque da actividade é assegurar que os clientes conseguem reduzir custos, controlar o Time-To-Market dos novos negócios e modernizar os seus sistemas de informação. Para além de soluções standard de software a Vermeg também fornece soluções à medida.

O desafio

Como empresa que desenvolve pacotes de software para o mundo bancário, especializada em gestão de carteiras, seguros e securities services, a Vermeg actua num mercado tradicionalmente resistente à mudança.

Ao propor soluções assentes em modelo Sofware as a Service, a Vermeg necessita assegurar que os seus serviços e produtos respondem aos requisitos mais rigorosos dos seus clientes, quer em segurança quer em performance aplicacional.

Actuamos em mercados muito conservadores, que têm uma aversão especial de risco: o ciclo de adopção de SaaS é lento, especialmente para as aplicações altamente sensíveis que utilizamos.

Dito isto, fizemos a nossa aprendizagem. Em primeiro lugar, através de plataformas internas, mas operando também via cloud privada para servir várias áreas de negócio e as várias entidades jurídicas. Tecnologicamente aprendemos bastante.”

Christian Cure
Executive Director | Vermeg

A solução

Para disponibilizar aplicações em modo SaaS de forma segura e eficiente no mercado de serviços financeiros a Vermeg necessitou de um parceiro de serviços de IT com capacidade para desenvolver, implementar e gerir as suas infraestruturas de suporte.

A Claranet respondeu ao desafio com o fornecimento de Managed Services para a administração técnica da plataforma alojada, incluindo a gestão das diferentes versões e gestão de novos serviços ligados à administração funcional das aplicações.

Fotolia_94804834_Subscription_XXL_1.jpg

Resultados

A adopção do modelo SaaS permitiu não só aumentar o negócio, mas também oferecer uma maior diversidade de serviços, proporcionando receitas previsíveis e recorrentes. O sucesso das novas soluções SaaS fez com que a própria organização da Vermeg mudasse, passando cada vez mais a gerir serviços de IT, processos e componentes do negócio dos seus clientes. Para desenvolver ainda mais o negócio de SaaS foi criada uma subsidiária específica para o fornecimento destas aplicações.

O nosso volume de negócios SaaS ainda é modesto e ronda 7 a 8%, mas sentimos um forte impulso de crescimento. O nosso objetivo, como sempre no sector bancário, foca-se em ciclos longos e aumento gradual.

Nosso conselho é, no SaaS, não se apresse e opte por uma transição suave porque é difícil fazer tudo num curto espaço de tempo. Compreenda os critérios técnicos do modelo SaaS adequados aos seus produtos antes de capitalizar esta experiência para ir mais longe.”

Christian Cure
Executive Director | Vermeg

Solicitar mais informações