Revolução silenciosa na saúde

SPMS

A SPMS tem a responsabilidade de coordenar e supervisionar a implementação da ENESIS, garantindo a sua operacionalização, promoção e divulgação de boas práticas. No âmbito dos objetivos e princípios da ENESIS 2020, há outras condições para a transformação digital, como a telessaúde.

Integrado na SPMS o Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), criado em 2016, contribui para melhorar a governação e a eficiência do Serviço Nacional de Saúde (SNS), assente em soluções de modernização e integração das tecnologias da informação no âmbito dos serviços partilhados. São também condições essenciais para o avanço da mudança para o digital a literacia digital dos cidadãos, soluções digitais móveis, eSkills dos profissionais de saúde e, obviamente, infraestruturas robustas, redes rápidas e hardware apropriado.

O avanço da transformação digital no setor da saúde é uma realidade. A melhoria da utilização de recursos, o acesso a serviços com maior qualidade e a partilha de conhecimento entre prestadores da mesma especialidade são algumas das vantagens. São estímulos à sustentabilidade do sistema de saúde. Neste quadro, a segurança da informação é indispensável para a transformação digital. Nesta matéria têm sido dados passos muito importantes e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), EPE, tem reforçado a implementação de diversas medidas.


A participação da Claranet foi essencial para a concretização do desiderato de dotar o Ministério da Saúde com uma suite de produtividade corporativa, transversal a todos os seus profissionais.

Henrique Martins
Presidente do Conselho de Administração
SMPS

O desafio

A transformação digital desempenha um papel crucial na sociedade, e deve não só estar alinhada a nível nacional como também com as iniciativas transfronteiriças a nível europeu e internacional.

Desenvolvido pela SPMS, o Registo de Saúde Eletrónico (RSE) é uma das mais importantes iniciativas o Ministério da Saúde.

A desmaterialização de procedimentos e processos integra o RSE e um caso de sucesso é a Receita sem Papel, que marca a diferença pela inovação, com vantagens claras para os médicos, farmacêuticos, cidadãos e para o sistema de saúde em geral", diz Henrique Martins, presidente do Conselho de Administração da SPMS, "com grande redução de custos simplificação de procedimentos".

Outra importante iniciativa, sob a responsabilidade da SPMS, que integra o processo de transformação digital, é a Exames sem Papel. A sua principal finalidade é potenciar a aproximação do médico ao cidadão, a redução de desperdício, a desburocratização e proporcionar uma maior segurança a todos os intervenientes.

Como o número de colaboradores do MS tem aumentado ao longo destes últimos anos, torna-se necessário reforçar a provisão dos serviços disponibilizados, assegurando quantidade suficiente para a cobertura dos mais de 138 mil utilizadores.

Paralelamente, é necessário manter contacto permanente com os profissionais do MS, providenciando não só suporte mas também formação, engagement e ativação de uma vasta gama de produtos corporativos de produtividade e colaboração profissional.

A solução

Para garantir a estabilidade destas e de outras aplicações fornecidas às entidades do Serviço Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde e de outras entidades nacionais e europeias, a SPMS implementou uma nova suite de produtividade corporativa com a Claranet como parceiro, que proporcionou expertise, profissionalismo e disponibilidade e que representa um dos mais seguros serviços de produtividade individual, assente em oferta Cloud, disponível no mercado português.

A importância dos aspetos relativos à segurança da informação e cibersegurança é cada vez mais relevante e determinante para o setor da saúde e, muito especialmente, para os serviços e produtos disponibilizados pela SPMS", explica Henrique Martins, presidente do Conselho de Administração da SPMS.

Importa referir também a eficiência económica, em resultado de economias de escala, bem como a eficácia na gestão proativa de natureza central, possibilitando uma maior harmonização e aproveitamento das funcionalidades facultadas a mais de 62 entidades do MS.

O resultado

Com a adoção de uma só solução, de natureza central e em utilização geral por todas as entidades do MS, há poupanças significativas ao nível dos custos que anteriormente cada uma das entidades do MS tinha de suportar. Por exemplo, ao nível de investimento em infraestrutura e recursos humanos para suportar soluções empresariais desta natureza estima-se uma poupança anual acima de dois milhões de euros (ainda sem considerar custos de licenciamento e de produto).

As melhorias sentidas foram várias, desde a inevitável questão da segurança da informação e cibersegurança até à governação e eliminação do "shadow IT", passando ainda pela maior colaboração, eficácia e sustentabilidade económica das entidades prestadoras de cuidados de saúde.