SECIL ganha agilidade com solução Cloud da Claranet

Grupo Secil

A Secil é um Grupo empresarial que assenta a sua actividade na produção e comercialização de soluções com base em cimento, betão pronto, agregados, argamassas, prefabricados de betão e cal hidráulica.

O Grupo Secil consolidou-se em Portugal, de onde é originário, e expandiu-se nas últimas duas décadas para outros mercados. Actualmente opera três fábricas de cimento em Portugal
(Outão, Maceira e Cibra) e está presente no exterior em Angola, Tunísia, Líbano, Cabo Verde, Holanda, Espanha e no Brasil.

Através das suas oito fábricas de cimento e da presença em oito países e quatro continentes, o Grupo Secil garante uma capacidade anual de produção de cimento superior a nove milhões de toneladas.

O desafio

Devido à conjuntura económica e financeira recente em Portugal, e dado o aumento da concorrência a nível global, a Secil sentiu necessidade de procurar um parceiro com um perfil diferente, alguém que compreendesse o negócio, e que ajudasse a organização a adoptar soluções inovadoras, mais eficientes, flexíveis e ajustadas às necessidades da organização

Mais do que um fornecedor de serviços de IT, a Secil pretendia encontrar um “Trusted Advisor”, um parceiro capaz de traçar caminhos futuros, e que ajudasse na gestão e manutenção das suas plataformas tecnológicas, reduzindo de forma contínua os custos, e que por sua vez fosse capaz de introduzir novos processos e soluções para o aumento da eficiência e agilidade das operações.

Hoje em dia estar no mercado, é mais do que ter fornecedores, é preciso ter parceiros, e foi isso que encontrámos na Claranet, uma relação de parceria, de braço dado, onde os objectivos da Secil são os da Claranet, e é isso que precisamos para fazer frente aos desafios com que nos vamos deparando...”

Hugo Mastbaum
Director | Sistemas de Informação - Grupo SECIL

É um projecto com muito sucesso e que confirmou, desde o primeiro dia, a escolha pela Claranet.

Muito pragmatismo, planeamento, conhecimento de causa, flexibilidade no ataque aos problemas e na resolução dos mesmos. Desde o primeiro dia senti que estávamos de facto com o parceiro certo para a próxima etapa.”

Hugo Mastbaum
Director | Sistemas de Informação - Grupo SECIL

A solução

Depois de analisados os requisitos e objectivos da Secil, a Claranet recomendou e implementou uma solução de Cloud Privada.

A segurança dos dados e disponibilidade das aplicações foi um ponto central no desenho da arquitectura que permitiu à Secil passar para uma solução de Backup “Tape- Free” e replicação dos dados em tempo real para um datacenter distinto, reduzindo consideravelmente os níveis de RTO e RPO.

Resultados

Além de uma plataforma inovadora, segura e flexível, a Claranet garante também a gestão e optimização contínua dos sistemas com serviços de operação end-to-end mais eficientes assim como serviços de Backup e Disaster Recovery em datacenters geograficamente distintos. A SECIL tem também à disposição um Technical Account Manager (TAM) que acompanha a evolução dos sistemas e aplicações e actua como Single Point of Contact (SPoC).

Futuro

Hoje as principais aplicações de negócio da Secil são suportadas por uma solução Cloud totalmente gerida pela Claranet.

A solução implementada está também preparada para evoluir para uma solução hibrida que permita a interligação da sua Cloud Privada com a Cloud Publica. Desta forma, a infra-estrutura deixa de ter limites de escalabilidade acompanhando as necessidades da organização e do negócio em cada momento.

Download case study completo em PDF

Esclareça as suas dúvidas connosco

Fale com um membro da nossa equipa

Por favor, ligue-nos através do número 707 50 51 52 entre as 09:00 - 18:00 de Segunda a Sexta para falar com um membro da nossa equipa comercial ou de suporte.