Santini aposta em serviços Cloud da Claranet e reforça crescimento do negócio

A Santini

Criada em 1949 no Tamariz, Estoril, a Santini é a marca de gelados artesanais mais conhecida em Portugal e uma referência no segmento de mercado dos gelados premium.

Ao longo de mais de 70 anos a empresa tem apostado num processo exclusivo de fabrico artesanal, baseado em matérias-primas de qualidade e sem recurso a aditivos, cimentando o nome da Santini como sinónimo de inovação e de elevada qualidade.

Apesar de se manter parcialmente como uma empresa familiar - agora na terceira geração de descendentes do fundador, Attilio Santini – o capital da empresa é desde 2009 partilhada com Filipe de Botton, o que permitiu iniciar o projeto de expansão geográfica da Santini.

Atualmente com 14 lojas, distribuídas entre as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, bem como em Faro, a Santini possui também uma loja online associada a alguns dos seus espaços físicos, disponibilizando serviços de Delivery e Take Away.

A empresa continua a inovar no desenvolvimento de novos produtos associados ao mercado dos gelados e de pastelaria, mantendo os objetivos de crescimento do seu negócio e da expansão geográfica das suas lojas.


O acompanhamento muito próximo da Claranet foi essencial para identificar as necessidades da Santini e perceber quais as melhores soluções que nos permitiriam crescer.

Rosário Ramalheira
Diretora de Qualidade, Aprovisionamento e I&D
Santini

O desafio

O crescimento do negócio da Santini, apoiado na abertura de várias lojas em Portugal, gerou novas necessidades ao nível da infraestrutura de TI para apoio à faturação e à própria gestão de stocks.

As soluções tradicionais de hosting, que até 2018 suportavam as aplicações de negócio SAP e toda a informação gerada, acabaram por se revelar limitadas face ao previsível aumento de informação e de dados.

Por outro lado, a integração da Santini num grupo empresarial em crescimento despoletou também uma procura por soluções mais eficientes para gerir as TI das várias empresas, de modo a obter economias de escala a este nível.

O desafio passava por encontrar uma solução mais ágil e flexível, mais consistente e com maior capacidade para suportar as aplicações de negócio e a informação gerada, dando continuidade aos Managed Services disponibilizados pela Claranet desde 2016, mas com base numa plataforma preparada para o futuro.

A tecnologia

A opção por migrar a plataforma SAP para Claranet Cloud Platform for SAP HANA (CCP) foi de imediato aceite e reconhecida pelos responsáveis da empresa como a resposta adequada para responder aos desafios de crescimento que a empresa enfrentava.

Além de aumentar a capacidade da infraestrutura de suporte ao negócio, o objetivo passava também por abrir caminho à atualização da plataforma SAP para SAP HANA, de uma forma mais ágil, rápida e económica.

Rosário Ramalheira, Diretora de Operações da Santini, destaca a ação proativa da Claranet em todo o processo: “A Claranet já tinha a seu cargo a gestão do IT da Santini e a passagem para a Cloud era uma questão frequente nas soluções que nos aconselhava a adotar.”

Foi uma evolução natural e muito pacífica da plataforma SAP que já usávamos, com a vantagem de conhecermos o trabalho da Claranet e da Claranet conhecer bem a nossas necessidades.

Rosário Ramalheira
Diretora de Qualidade, Aprovisionamento e I&D
Santini

O processo de migração foi concluído em menos de um mês e não causou qualquer impacto no negócio, com a utilização da plataforma a decorrer sem qualquer limitação dos workflows.

A solução da Claranet abrangeu ainda o reforço dos Serviços Geridos sobre a plataforma SAP e sobre a CCP, bem como a gestão de redes de comunicações de alto-desempenho MPLS (Multi Protocol Label Switching).

Key services

Os benefícios

O projeto de migração para a Cloud trouxe à Santini o melhor dos dois mundos - uma melhoria efetiva do serviço, associada a uma otimização dos custos.

Na prática representou de imediato um aumento significativo da capacidade e da agilidade da sua infraestrutura de TI, reforçando também a redundância do sistema, de modo a permitir um funcionamento sem interrupções nem pontos de falha.

Por outro lado, a flexibilidade oferecida pela nova infraestrutura e pelos Maganed Services associados acabaram por abrir a utilização da mesma plataforma a outras empresas do grupo – com gestão centralizada na Santini -, o que resultou numa otimização dos custos e na rentabilização do investimento em TI.

Com esta solução conseguimos melhorar de forma significativa a relação entre a qualidade do sistema, a sua capacidade e o preço, não só na Santini, como noutras empresas do grupo.

Rosário Ramalheira
Diretora de Qualidade, Aprovisionamento e I&D
Santini

A representante da Santini destaca ainda o facto de, a partir desta implementação, ser mais fácil executar qualquer evolução aplicacional necessária: “esta solução representa, de facto, um suporte efetivo à evolução das nossas operações e ao crescimento da empresa”.