Santa Casa da Misericórdia do Porto Transformação Tecnológica

Santa Casa da Misericórdia do Porto

A Santa Casa da Misericórdia do Porto, constituída na Ordem Jurídica Canónica, é uma instituição de caridade e assistência social, de fins filantrópicos e de utilidade pública.
Na actualidade, a sua acção assenta nas seguintes áreas: Intervenção Social, Saúde, Ensino Especial, Educação, Cultura, Culto, Ambiente e Projectos Especiais. Pelo número de estabelecimentos e de utentes, pelo vasto e valioso património, pela sua digna e proeminente história, a Misericórdia do Porto é a segunda mais antiga e também uma das mais importantes.

A missão da instituição é oferecer aos seus clientes, beneficiários e Irmãos, soluções integradas e inovadoras na prestação de serviços humanizados, pautados pela excelência e por elevados níveis de qualidade e ética profissional, assegurando a melhoria das condições e da qualidade de vida da comunidade em geral, e em particular dos mais desfavorecidos. Preservar e difundir o seu património cultural, material e imaterial, promovendo iniciativas e parcerias de apoio à economia social.

O desafio

A evolução tecnológica está a mudar a vida das comunidades numa base diária, sendo, cada vez mais rápida e difusa. Desta forma, é fundamental actuar da melhor forma, procurando antecipar as tendências futuras, tomando as decisões adequadas, considerando um período temporal alargado.

Neste contexto, a Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) desenvolveu estratégias no sentido de racionalizar os recursos disponíveis na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, procurando o desenvolvimento consolidado nas diferentes áreas de intervenção da SCMP, de forma a crescer mais, com os meios existentes e possibilitando uma evolução sustentada nestas áreas.

A Infraestrutura existente estava em fim de vida e com grandes limitações ao nível da gestão de capacidade. Surgindo a necessidade de actualização e consolidação da Infra-estrutura Tecnológica de Servidores da SCMP e consequentemente, o reforço de capacidade de armazenamento e optimização da protecção e recuperação de dados.

Com a utilização dos serviços da cloud privada, os custos são menores que os anteriores sistemas TI. A manutenção dos sistemas é minimizada...”

Engº João Figueiredo
Director | Sistemas de Informação - SCMP

A migração em termos do que foi a estrutura de datacenter, demorou 6 horas, passar de um datacenter para outro, algo que foi record em Portugal, assunto esse que foi muito publicitado na área.
Havia um planeamento muito mais orientado aos objectivos e às tarefas, onde havia sempre redundância de recursos da parte da ITEN e da parte da Misericórdia do Porto, o que garantiu ao cliente final um processo de transição sem qualquer impacto”

Engº João Figueiredo
Director | Sistemas de Informação - SCMP

A solução

Instalação de um Datacenter modular e escalável, que permitiu o crescimento e evolução do centro de dados, de forma a acompanhar as necessidades presentes e futuras dos Sistemas de Informação da SCMP.

Resultados

Os processos de implementação decorreram de acordo com as expectativas criadas, em virtude do planeamento rigoroso e fruto também do levantamento exaustivo e correcta mitigação dos riscos associados à fase de implementação, que contribuíram para o sucesso do projecto.

O projecto visou sobretudo dotar a SCMP de uma solução TI de larga escala, com resposta em termos de velocidade de processamento e salvaguardar os dados. As diferentes áreas de negócio da SCMP assentes nesta solução, ganharam em termos de qualidade de serviço, acesso à informação e disponibilidade 24 (horas) x7 (dias/semana) x 365 (dias/ano).
Neste momento o projecto encontra-se concluído.

Futuro

Esta solução integrada permitiu um salto qualitativo no que respeita à exigência de novas soluções aplicacionais e de serviços associados, acompanhando de forma assertiva a rápida transformação tecnológica, à qual a IDC designa de 3ª Plataforma Tecnológica, de inovação e crescimento, assente em 4 pilares fundamentais: Mobilidade, serviços Cloud, Tecnologias e Big Data.

Download case study completo em PDF

Esclareça as suas dúvidas connosco

Fale com um membro da nossa equipa

Por favor, ligue-nos através do número 707 50 51 52 entre as 09:00 - 18:00 de Segunda a Sexta para falar com um membro da nossa equipa comercial ou de suporte.