Otimização FinOps reduz custos da Lush com a Cloud

Lush

A Lush é uma das empresas de cosmética mais ousadas e inovadoras do Reino Unido, com um forte foco na ética e na produção de produtos de beleza ambientalmente conscientes. A sua loja online, em lush.com, é uma parte vital do negócio, tendo gerado, em 2019, 977 milhões de libras esterlinas em receitas.


Fiquei muito impressionado com a preocupação da Claranet em melhorar continuamente o nosso ambiente de Cloud. Entre a Lush e a Claranet existe uma colaboração muito forte - e isso gera os melhores resultados.

Rob Reid
Principal Engineer
Lush

O desafio

"A loja de comércio eletrónico tem sido essencial para o sucesso da Lush, e foi muito importante sobretudo durante a pandemia da COVID-19", afirma Rob Reid, Principal Engineer da Lush.

"Em retrospetiva, foi por essa razão que nos associámos à Claranet em 2017, quando migrámos do nosso anterior fornecedor de Cloud para a plataforma Google Cloud Platform (GCP). A Claranet fez a migração em apenas 22 dias e, pelo seu nível de know-how, percebemos desde logo que iria ser um parceiro de longa duração para nós."

Quanto mais sofisticada é a Cloud, menos se paga por ela.

Prabhat Handoo
Senior Cloud Specialist
Claranet

Desde o processo de migração em 2017 que a Lush está bastante satisfeita com o desempenho da sua loja online. Mesmo assim, a equipa da Claranet continua de forma proativa e contínua à procura de oportunidades para melhorar. Atualizações de aplicações e serviços - assim como novas aplicações e serviços - são lançados com frequência, oferecendo melhorias ao nível da segurança, do desempenho, da escalabilidade e da economia de custos.

"De um modo geral, quanto mais sofisticada é a Cloud, menos se paga por ela", refere Prabhat Handoo, Senior Cloud Specialist na Claranet. "Isto significa que devemos procurar sempre racionalizar ao máximo o seu ambiente e optar por aplicações e serviços nativos da Cloud.

A solução

"Chamamos a isto FinOps - otimização financeira", acrescenta Prabhat. O trabalho que foi identificado como parte integrante do processo de FinOps da Claranet incluiu:

  • Atualização da ferramenta de infraestruturas Terraform, da versão v0.8.8 para a v0.12.9, proporcionando melhorias significativas nas funcionalidades e recursos;
  • Racionalização dos grupos de instâncias geridos pela Lush, reduzindo o seu número em 33%.
  • Implementação de instâncias preemptivas no ambiente de produção da Lush, para uma maior redução de custos e fiabilidade melhorada;
  • Implementação de CloudSQL para automatizar as instâncias de comutação automática ("failover"), melhorando a fiabilidade e o tempo operacional;
  • Substituição dos nós Gluster para agilizar o armazenamento partilhado, com risco mínimo de interrupção;
  • Atualização da versão v8 do Debian OS instalado na Lush, cujo suporte estava prestes a terminar, para o Debian 10, melhorando a segurança e o desempenho.
  • Implementação de imagens específicas de componentes para melhorar os tempos de arranque nas novas instâncias, permitindo que a Lush reaja mais rapidamente a cargas elevadas.
  • Desinstalação de recursos não utilizados e remoção de IP externos para uma redução acrescida de custos todos os meses.

Uma vez que as otimizações destacadas pela avaliação FinOps foram em grande número, a equipa da Claranet teve o cuidado de evitar trabalhar em horas de ponta, de modo a minimizar o impacto de quaisquer interrupções que pudesses ocorrer.

"Fiquei muito impressionado com a preocupação da Claranet em melhorar continuamente o nosso ambiente de Cloud", afirma Rob.

O resultado

Ainda é cedo para uma avaliação detalhada, mas a Lush já está a ter uma poupança na ordem dos 12-15 mil dólares por mês.

"Foi muito reconfortante a Claranet ter-nos apresentado esta proposta", refere Rob. "Mostrou-me o quanto são proativos a zelar pelos clientes e como garantem que as respetivas infraestruturas informáticas são à prova de futuro."

"O projeto sublinhou também o valor e as vantagens de os clientes e os fornecedores trabalharem em parceria. Na Claranet, a nossa abordagem de compromisso significa que estamos estreitamente alinhados com os nossos clientes, que nos consideram frequentemente uma extensão da sua equipa", diz Prabhat.

Ron acrescenta: "Estou neste setor há 14 anos e, durante esse período, vi muitos projetos de infraestruturas de TI falharem porque os clientes simplesmente entregam as coisas ao seu provider e afastam-se. Mas entre a Lush e a Claranet existe uma colaboração muito forte - e isso gera os melhores resultados."

"É claro que a verdadeira prova é o facto de o site de e-commerce da Lush continuar ativo, estável e disponível para os seus clientes. E a Lush sabe que a Claranet também está disponível para trabalhar lado a lado consigo para manter as coisas no bom caminho durante muito tempo".