MPG acelera processo de criação e fabrico de mobiliário com soluções CAD/CAM da Claranet

A MPG Office Furniture

A MPG é uma empresa de produção de mobiliário de escritório 100% portuguesa, que aposta no design e na produção de peças de estilo contemporâneo de marca própria para espaços de trabalho com diversas configurações – desde escritórios open space e mistos, a espaços de bibliotecas, universidades e de homeoffice

Fundada em 1971 em Lisboa como um negócio familiar, a MPG conta com 70 colaboradores e possui clientes e parceiros em Portugal e além-fronteiras, incluindo uma sucursal em Londres e clientes na América do Sul e Central, África (sobretudo nos PALOP e Marrocos), bem como em países como a Rússia, Cazaquistão e Emirados Árabes Unidos.

AA oferta da MPG tem como base mais de uma dezena de linhas de mobiliário desenhadas na empresa, possíveis de customizar em função das necessidades de cada cliente e da identidade de cada organização.

Os trabalhos diários envolvem designers de produto e de interiores, arquitetos e artistas, no sentido de desenvolver soluções funcionais e inovadoras, para as quais a empresa aproveita o potencial das ferramentas tecnológicas - desde o processo de conceção e desenho, até à fase de fabrico e instalação.


Para além de já ser o fornecedor das aplicações de CAD/CAM da MPG, a Claranet tem demonstrado o know-how necessário para criar processos de trabalho que permitam às empresas chegar aos seus objetivos.

Armando Bastos
Diretor Industrial
MPG

O desafio

O crescimento significativo do negócio da MPG, registado sobretudo a partir da internacionalização, trouxe à empresa a necessidade de otimizar a utilização das ferramentas digitais de apoio aos processos de conceção, projeto e produção, de forma a obter mais rapidez e garantir mais qualidade na criação dos produtos.

No departamento de projeto era necessário reorganizar e aumentar a base de dados com documentação detalhada sobre os modelos de produtos em 2D e 3D já criados.

Seria assim possível reaproveitar melhor o trabalho desenvolvido e, dessa forma, acelerar o desenvolvimento de novos produtos a partir das gamas standard, ou das variações possíveis de criar dentro de cada gama.

Dado o aumento do fluxo de trabalho, a MPG pretendia também a normalização dos workflows, criando um conceito de trabalho horizontal entre os vários intervenientes de um projeto.

Outro ponto sensível era a necessidade de adequar os planos de trabalho aos métodos de fabrico e aos procedimentos exigidos no chamado “chão de fábrica”. Por vezes, as diversas fases de produção tinham necessidade de introduzir pequenas compensações, adaptações e modificações face aos planos, o que adicionava tempo extra ao processo e, em alguns casos, perda de matéria-prima.

Era essencial criar processos de trabalho específicos para aumentar a eficiência das ferramentas de CAD/CAM que a MPG usava. E a chave esteve no know-how da Claranet

Armando Bastos
Diretor Industrial
MPG

A solução

A solução disponibilizada pela Claranet teve duas componentes: uma técnica, por meio de add-ons às ferramentas de CAD/CAM; e uma procedimental, conseguida através da melhoria dos processos de trabalho, sobretudo na fase de projeto.

O primeiro passo consistiu em criar famílias de modelos inteligentes em 2D e 3D dos produtos, com a participação dos técnicos da Claranet na parametrização e na programação. A partir daí, cada projeto novo passou a integrar toda a informação necessária, em termos de dimensões e variações de características (acessórios, configurações, etc.), adaptando-se melhor o desenho de cada produto aos métodos de fabrico disponíveis.

A adoção de formas de trabalho normalizadas, de forma que todos os intervenientes da sala de projeto seguissem a mesma filosofia de trabalho, foi outra das alterações introduzidas. Além de criar processos de colaboração mais ágeis, foi possível transmitir novos conceitos de trabalho aos colaboradores desse departamento, permitindo-lhes potencializar ainda mais as ferramentas digitais usadas.

A implementação desta solução decorreu ao longo de dois meses e envolveu cerca de uma dezena de pessoas da MPG, com a escolha da Claranet a justificar-se pelo conhecimento que tinha das necessidades da empresa.

A participação da Claranet neste projeto incidiu sobretudo no fornecimento de serviços de consultoria, acompanhamento dos processos de implementação e configuração do software, bem como na formação aos colaboradores da MPG.

Key services

  • Autodesk Product Design & Manufacturing Collection
  • Consultoria
  • CAD/CAM
  • Training

O resultado

Graças à continuidade da utilização das mesmas ferramentas tecnológicas e aos novos métodos de trabalho desenhados pelos técnicos da Claranet, os colaboradores da sala de projeto da MPG passaram a reutilizar com mais rapidez e rigor os modelos de cada produto, contribuindo para acelerar, de forma significativa, os processos de design e produção das peças de mobiliário.

Passou a ser possível utilizar um modelo standard para criar modelos variados dentro da mesma gama, bem como obter variantes com dimensões e especificações diferentes. Aliado aos modelos 3D, existe agora a respetiva documentação 2D pré-programada, fazendo com que a documentação seja rapidamente disponibilizada para a produção dos produtos.

Os técnicos de produção usam agora os planos que lhes chegam do gabinete de projeto com confiança e, seguindo todas as especificações, é possível construir o produto final conforme o projetado.

Armando Bastos
Diretor Industrial
MPG

O Diretor Industrial da MPG destaca ainda a capacidade de os modelos inteligentes criados poderem ser continuamente melhorados, ao nível da eficiência e da informação adicionada, à medida que os utilizadores vão dominando mais as ferramentas utilizadas. “Além disso, existe um conjunto de ferramentas no pacote Product Design & Manufacturing Collection [da Autodesk], que podem ser implementadas e que vão potenciar ainda mais a simbiose entre a sala de projeto e o fabrico.”